Lazarus – Recursos do Editor de Código

 Neste post vamos apresentar alguns dos inúmeros recursos que o Editor de Código oferece aos desenvolvedores. O Editor pode ser configurado via menu em Tools | Options | Editor. Estas opções também podem ser acessadas através do menu de contexto.

O detalhamento das opções e configuração do Editor exige um post específico, portanto não iremos nos ater a isso no momento. Queremos falar de recursos que a ferramenta oferece para facilitar o trabalho do programador.

Syncron

Esta é uma opção onde podemos rapidamente modificar o nome de um identificador em um trecho de código  selecionado.

Quando você seleciona um trecho do código (ou o código inteiro), no lado esquerdo do Editor aparece um ícone com uma caneta. Clique nesse ícone ou tecle CTRL + J. A área selecionada muda de cor e o cursor é movido para uma instância do identificador, destacando cada uma de suas ocorrências naquela área. Modifique o identificador e cada ocorrência dele será alterada automaticamente.

Volte a clicar no ícone ou tecle ESC para sair do modo syncron.

O Code Completion é um dos recursos que pode poupar muito tempo de digitação. Dependendo da posição do cursor no Editor, várias funções podem ser chamadas.

Complementação de classe

Se você escreveu uma classe incluindo propriedades e métodos, este recurso irá adicionar o corpo do método, variáveis e métodos de acesso às propriedades, etc. Suponha que você tenha criado a seguinte classe:

1
2
3
4
5
TPessoa = class(TObject)
    constructor Create;
    destructor Destroy; override;
    property nome: string;
end;

Posicione o cursor no interior da classe e pressione CTRL + SHIFT + C. O código seguinte será gerado, e o cursor será movido para que o corpo do primeiro método seja digitado.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
type
 
  { TPessoa }
 
  TPessoa = class(TObject)
  private
    Fnome: string;
    procedure Setnome(AValue: string);
  published
    constructor Create;
    destructor Destroy; override;
    property nome: string read Fnome write Setnome;
  end;
 
implementation
 
{ TPessoa }
 
procedure TPessoa.Setnome(AValue: string);
begin
  if Fnome=AValue then exit;
  Fnome:=AValue;
end;
 
constructor TPessoa.Create;
begin
 
end;
 
destructor TPessoa.Destroy;
begin
  inherited Destroy;
end;

Complementação de declaração de variável

Se o cursor é posicionado em um identificador e for pressionado CTRL + SHIFT + C, é adicionado ao código uma declaração de variável local. Por exemplo, imagine o seguinte código fonte:

1
2
3
4
procedure TForm1.FormClick(Sender: TObject);
begin
  i := 5;
end;

Posicione o cursor na variável i (antes ou depois) e pressione CTRL + SHIFT + C. O código será modificado e ficará assim:

1
2
3
4
5
6
procedure TForm1.FormClick(Sender: TObject);
var
  i: Integer;
begin
  i := 5;
end;

O tipo da variável é deduzida a partir da expressão.

Message Composer

O Message Composer é uma ferramenta que auxilia na criação de caixas de diálogos,  tais ShowMessage, MessageDlg e InputBox. Para isso é necessário instalar o pacote messagecomposerpkg. Vá em Package | Install/Uninstall packages. Na lista Do not install localize e selecione messagecomposerpkg. Clique em Install selection e depois em Save and rebuild IDE. Em seguida clique no botão Continue para confirmar. Após o IDE ser reiniciado uma nova opção será adicionada ao menu Source. Você também pode usar o atalho CTRL + M. Esta opção irá abrir a seguinte janela:

Após escolher o tipo de mensagem, os parâmetros demais opções, confirme em OK e o diálogo selecionado será adicionado no seu código na posição do cursor.

Dicas para funções e procedimentos

Se você não lembra dos parâmetros, ordem, tipos de dados de uma função ou procedimento, digite a mesma e dentro dos parênteses tecle CTRL + SHIFT + ESPAÇO. Irá aparecer uma janela de dica com os argumentos:

À medida que um argumentos é digitado, o próximo fica em destaque na janela. Um botão à direita permite colar os parâmetros no código fonte.

Templates

Templates são modelos que podem ser inseridos no código. Por exemplo, suponha que você deseja inserir um comando case no seu código. Digite casee no ponto onde deseja inserir e tecle CRTL + J. Será inserido o seguinte código, e o cursor será posicionado no local onde deve ser inserida a variável do comando.

Existem vários modelos prontos, mas você pode criar os seus próprios templates usando a opção Tools | Code Templates. Na janela que será aberta você usará o botão Add para adicionar novo modelo.

Clique aqui para ver um rápido tutorial de como criar novos modelos. Por enquanto é isso que temos. Aproveite os recursos e explore mais possibilidades com o Lazarus.

Fonte: www.infoblogs.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s