Saiba como instalar pacotes no Ubuntu Linux sem a conexão sem a internet

Todos que já migraram para o Linux, podem perceber que sem Internet seu uso fica complicado! Principalmente no momento que você deseja instalar algum pacote (quem já tentou instalar um pacote no Linux levando no pendrive – como é feito no Windows – é um “grande guerreiro”). Portanto nesse artigo, você verá como instalar seus programas preferidos sem possuir uma conexão com a Internet rápida ou muito boa para baixar diversos programas.

Você já imaginou como seria o Ubuntu Linux sem o APT? Como nós poderíamos instalar nossos programas? Pois é, sem uma conexão com a Internet digna para baixar diversos pacotes ao mesmo tempo, você com certeza irá penar para baixar seus pacotes (principalmente por causa das dependências de pacote).

Sendo assim, é preciso conhecer o APTonCD. Ele é uma ferramenta com uma interface gráfica que permite criar um ou mais CDs ou DVDs (você escolhe o tipo de mídia) com todos os pacotes que você tenha baixado via apt-get ou aptitude, criando um repositório removível que você pode usar em outros computadores.

Mas como ele funciona?

A medida que você baixa novos pacotes pelo Synaptic (ou apt-get) eles ficam gravados na pasta /var/cache/apt/archives.

Em parte você poderia colocar esses arquivos num CD, contudo para esse CD ser reconhecido pelo Ubuntu ele precisa cumprir certas formalidades. Sendo assim, o que o APTOnCD faz é exatamente isso, transporta esses pacotes para uma mídia de CD/DVD que será reconhecido pelo Ubuntu como sendo um novo repositório pronto para ser reutilizado.

Processo de Instalação

O APTOnCD está disponível nos repositórios do Ubuntu, então para baixá-lo e instalá-lo basta executar o seguinte comando em seu terminal:

sudo apt-get install aptoncd

Tendo instalado corretamente, depois vá em Sistema >> Administração >> APTonCD. Surgirá um tela com duas perguntas: Criar ou restaurar?

Escolha Criar para criar um novo CD/DVD ou uma imagem ISO

Escolha Restaurar para restaurar os pacotes copiados

Posteriormente, selecione os pacotes desejados e selecione a opção Gravar! E pronto!!

Lembrete: Já que você instalou o APTonCD em uma máquina remota, não esqueça de selecioná-lo para instalá-lo em sua máquina também! Pois será preciso para a restauração!

Restaurando os Pacotes

Depois que você fez o backup de todos o seus pacotes, é hora de instalá-los em seu computador!

Através do APTonCD você deve escolher a opção Restaurar.

Restaure a imagem ISO criada (no meu caso – mas pode ter sido um CD/DVD).

Depois clique em Restaurar!!

Isso vai recolocar os arquivos baixados de volta à pasta correspondente e, depois disso, basta abrir o Synaptic e começar a instalação dos programas que você costuma colocar no seu Linux; como eles já estarão ‘baixados’ no cache do apt, o Synaptic os instalará sem precisar baixá-los de novo, sejam eles programas ou atualizações do sistema.

Você também pode usar o recurso do Terminal, digitando nele “sudo dpkg -i *.deb” para instalar tudo que estiver no cache do apt de uma tacada só; isso costuma dar alguns erros mas nada que o “apt-get install -f” não resolva😉

Outras finalidades do APTonCD

Ele também se torna interessante para que você faça um backup dos pacotes contidos em /var/cache/apt/archives de tempos em tempos para, além de recuperar espaço em disco, não ter que baixar tudo de novo em uma eventual reinstalação do Linux.

Nota Importante

De acordo com a dica do leitor @RudineiWeschenfelder. Vale a pena destacar que é preciso observar alguns detalhes:

1. Caso já tenha rodado o comando de limpeza da cache de pacotes apt: sudo apt-get clean o diretório /var/cache/apt/ estará vazio, ou terá somente os últimos pacotes baixados após ter rodado o comando sudo apt-get clean.
2. Caso tenha usado algum outro aplicativo de limpeza de pacotes desnecessários, como o Ubuntu Tweak ou BleachBit, também é possível que o diretório de cache do apt esteja vazio.

Nesses casos, o APTonCD não terá muita utilidade, pois como foi falado no post, o APTonCD pega os pacotes que estão no diretório /var/cache/apt/, então se você quer fazer uma backup dos pacotes para instalar em um computador sem internet, certifique-se que dentro diretório /var/cache/apt/ contenha os pacotes e dependências que você quer instalar em um computador sem internet.

Artigo originalmente publicado por Ricardo Ferreira Costa do Blog Linux Descomplicado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s