Debian Wheezy é avaliado em 19 Bilhões de dólares

O Debian GNU/ Linux é uma das mais antigas e maiores distribuições de Linux que está disponível gratuitamente. Desde que foi lançada pela primeira vez em 1993, várias pessoas têm analisado seu potencial e tamanho, estimando os custo para produção do projeto.
Na época em que o Debian 2.2 (codinome Potato) ainda era testing, no ano de 2001,  Jesús M. González-Barahona produziu sua famosa análise intitulada “Contando Batatas” e avaliou seus 2800 pacotes de software, distribuídos em 55 milhões de linhas de código fonte, em 1,9 bilhões de dólares.
Atualmente a versão estável é a Squeeze (Debian 6.0), com seus 29000 pacotes. Já a versão testing, Debian Wheezy (Debian 7.0), ainda está com 17.141 pacotes, mas como ele ainda está em desenvolvimento este número mudará bastante ao longo dos próximos meses.
James E. Bromberger (JEB), administrador de sistemas e desenvolvedor open source desde 1990, produziu uma análise do Debian Wheezy e chegou à impressionante cifra de 19 bilhões de dólares. A análise completa você pode encontrar aqui.
O mais interessante de todas essas análises é a possibilidade de comprovarmos a qualidade e eficiência de todos os produtos do projeto Debian em todos esses anos de existência. E que, apesar dessas cifras gigantescas e impressionantes, é bom sabermos que dispomos de tudo isso de forma totalmente gratuita.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s