DICA: O que é e pra que serve BACKUP?d

Poucas coisas podem ser tão prejudiciais (e traumatizantes) quanto a perda de dados. Erros dos usuários, pessoas mal-intencionadas e problemas no HD (também conhecido como disco rígido) podem, em uma só tocada, eliminiar todo o trabalho realizado, como tentar contratar um serviço de recuperação de HDs (uma opção cara e nem sempre eficaz) ou então lamentar-se: “Por que não tomei uma providência antes? Por que não protegi meus arquivos mais importantes?”

Qualquer usuário de informática está sujeito a ter problemas no armazenamentos de dados, mas é possível evitar a desagradável  experiência de perder informações. Como? Com um bom planejamento de backups!

Basicamente, existem dois tipos de backups: os parciais, no qual apenas alguns arquivos selecionados pelo usuário são copiados e armazenados, e os totais, onde todo os arquivos e diretórios existentes no sistema, ou seja, tudo que estava no disco é copiado.

Dica: “Uma forma que é bastante aconselhável é a criação de um servidor onde o usuário ou empresa podem fazer clones dos HDs e armazená-los em máquinas virtuais. e quando algo da errado ele simplesmente faz uma cópia do HD com os dados” 


EM QUE MÍDIA ARMAZENAR SUA CÓPIA DE SEGURANÇA?

O processo de backup consiste em copiar um arquivo que está armazenado no HD do computador para um meio (uma mídia) móvel, independente do computador. Atualmente, os meios mais comuns de armazenamento disponíveis aos usuários domésticos são: CD, DVD, PenDrive, HD Externo, e a tão falada Computação em Nuvem! “Há quem guarde arquivos lá”

REALIZANDO O SEU BACKUP

O primeiro passo para um backup bem sucedido e o planejamento. Verifique todos os arquivos (ou diretórios) que deseja duplicar e organize-os de maneira racional e lógica. Lembre-se: quando mais organizados estiverem seu arquivos, mais eficiente será seu backup.

PORQUE FAZER BACKUP

  • Para se proteger contra falhas no disco rígido (HD)
  • Para se proteger contra exclusão ou corrupção acidental de um arquivo
  • Para criar arquivos ao final de um projeto (por exemplo; você pode fazer backup de um projeto ao final do trabalho, facilitando a localização  dos arquivos e evitando perdas)
  • Para evitar problemas ao fazer grande mudança no sistema, como instalar um novo componente, mudar a configuração ou trocar o sistema operacional
Então esse vai ser nosso primeiro tutorial esperamos que vocês possam gostar e esperamos trocar informaç
ões e conhecimento!
Link para baixar programas para fazer seu backup!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s