Cuidado: temporada de golpes do final de ano vai começar

Internautas e pessoas que costumam realizar compras online deverão estar atentos a golpes durante as próximas férias. Segundo um alerta divulgado pela empresa de antivírus McAfee, alguns dos golpes serão direcionados a usuários de dispositivos móveis. 
Cerca de 25% dos usuários de dispositivos móveis utilizarão seus smartphones para efetuar compras online este ano, prevê a McAfee.
A maioria das ameaças da lista feita pela empresa, a “12 golpes de Natal“, liberada na segunda-feira (12/11), não são inteiramente novas, mas sim versões de antigos golpes, afirmou o especialista de segurança online da companhia, Robert Siciliano. Os criminosos estão lançando golpes antigos, com ligeiras variações para novos dispositivos e sistemas operacionais, disse.
Segundo o especialista, uma das grandes ameaças deste ano serão os aplicativos móveis maliciosos, provenientes particularmente de lojas online para Android, que não o Google Play. Esses aplicativos disponíveis em lojas de terceiros não podem ser vetados pela segurança, disse. 
Outro esquema fraudulento que deve voltar à tona são as mensagens instantâneas falsas enviadas por Skype. Scammers enviam a mensagem: “Lol, é esta sua nova imagem de perfil?” e, quando o usuário clica no link incorporado à mensagem, é feito o download de um Cavalo de Troia para o disco rígido, que reenvia o link para todos os contatos da lista de usuários Skype da máquina comprometida. Em alguns casos, os golpistas pedem dinheiro aos usuários do PC em troca de recuperar o acesso a seus arquivos, disse a McAfee.
O ataque Skype é “apenas uma mistura de diferentes golpes antigos”, disse Siciliano. “Esse parece ser o tema da vez. Mas há outras tantas oportunidades lá fora para os criminosos, com toda essa variedade de dispositivos que os consumidores estão usando.”
Muitas famílias possuem dispositivos com sistemas operacionais variados, muitos dos quais não estão devidamente atualizados ou protegidos com antivírus e softwares de segurança. “Você tem filhos usando celulares, e os pais usando PCs, e o pai ou a mãe não os protegem devidamente”, disse Siciliano. “Os criminosos estão usando todos os golpes antigos e renovando-os com diferentes tipos de abordagem.”
Descontos no Facebook

Outros golpes que completam a lista da McAfee incluem falsos anúncios para produtos com desconto no Facebook e Twitter, e-cards com links para malware, e links de publicidade para presentes como eletrônicos com preços super baixos. Lembre-se: se o preço parece bom demais para ser verdade, provavelmente é uma farsa.
Além disso, a plataforma de reclamação online Scambook emitiu um alerta sobre uma campanha de mensagens de texto dizendo que o destinatário ganhou mil dólares para realizar compras na Best Buy. Essa é a versão americana do golpe, mas já vimos diversos anúncios parecidos em sites brasileiros, dizendo que “você acaba de ser o milésimo usuário a entrar no site. Venha pegar seu prêmio”, ou chamadas parecidas. 
A Scambook estima que mais de 84 mil pessoas receberam a mensagem de texto até o momento, e espera-se que mais de 100 mil usuários móveis a recebam nos próximos dias.
Os usuários da Internet devem manter seus softwares antiphishing, antivírus, antispyware e firewall, e manter seus sistemas operacionais atualizados, recomenda Siciliano. Manter os usuários cientes das fraudes atuais já não é o suficiente, porque os criminosos estão constantemente mudando suas táticas, disse.
Além disso, os pais devem falar com seus filhos sobre os riscos de segurança. “Não é o suficiente deixar um jovem de 14 anos responsável pela segurança dos dispositivos da família”, disse ele. “Os pais também precisam estar cientes do problema.”
Via: IDG Now

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s