O Wheezy está entre nós.

 
Finalmente saiu o tão esperado lançamento do ano! Debian 7.0, Wheezy foi liberado para stable às 22h30 min desta noite (4 de maio) – pelo menos aqui no Brasil, já dia 5 de maio pelo horário UTC.

Com relação ao Squeeze, muitas são as novidades e novos recursos. Muitos desses novos recursos do Debian 7.0 são itens que vieram para outras distribuições Linux há muito tempo, mas esse é simplesmente o ritmo em que Debian prefere jogar.

Para aqueles que ainda não estão a par sobre a atualização desta grande distribuição Linux, aqui vai uma lista de alguns dos principais recursos. 

  •  EXT4 agora é o sistema de arquivos padrão! O instalador do Debian GNU/Linux agora finalmente está fazendo uso do EXT4 por padrão para novas instalações; anteriormente o padrão era o EXT3. Obviamente, você ainda pode configurar as opções do sistema de arquivos manualmente a partir do instalador do Debian. Anos depois de todas as outras distribuições terem migrado para o EXT4, finalmente o Debian GNU/Linux está fazendo a migração. 
  • Systemd está disponível no Debian como uma opção. SysVinit ainda é o padrão, mas basta um “apt-get install systemd” para mudarmos para o systemd no Debian GNU/Linux. 
  • As  Opções de desktop incluem GNOME 3.4, KDE 4.8, e Xfce 4.8. Debian GNU/kFreeBSD e Debian GNU/Hurd estão usando o ambiente de trabalho Xfce por padrão. 
  • O fork do projeto libav media está substituindo o ffmpeg.
  • OpenStack e Xen Cloud Platform são novas opções de servidor para o servidor Debian. 
  • Debian GNU/Linux agora tem o kernel real-time (RT) kernel com a opção de instalar o linux-image-rt-amd64 ou pacotes do kernel linux-image-rt-686-pae. 
  • O Instalador Debian agora oferece suporte a UEFI para instalações em hardware x86_64. O Instalador Debian também tem suporte wireless WPA/WPA2. 

 Mais novidades para o Debian 7.0 “Wheezy” podem ser vistos na página de notícias do Debian.
Para download das imagens, acesse:

DVD i386 CD i386DVD amd64  CD amd64

 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s