PCs da NASA no espaço agora executam Debian GNU/Linux!


O Linux finalmente atingiu o espaço, e destronando o Windows! Alegadamente, a NASA tem se convencido a desfazer-se do Windows em seus laptops da Estação Espacial Internacional (ISS) e decidiram-se por adotar o Linux. Além disso, o primeiro robô humanoide no espaço, denominado R2, é powered by Linux. 


É uma nova era, compartilhada por Keith Chuala, um empreiteiro da United Space Alliance, gerente da Space Operations Computing (SPOC) da NASA, e líder do ISS’s Laptops and Network Integration Teams. Ele disse ao ZDNET:



“Nós migramos as principais funções do Windows para o Linux porque precisávamos de um sistema operacional que fosse estável e confiável – um que nos daria o controle da casa. Então, se nós precisávamos de patch, ajustes ou adaptações, nós deveríamos fazê-lo.”

Para ser mais específico, esses computadores, que serão utilizados pelos astronautas da ISS estarão executado Debian 6. Anteriormente, Scientific Linux, um clone do Red Hat Enterprise Linux (RHEL) foi inicialmente utilizado para o seu computador. 


O Linux tem roubado a cena na ISS desde que foi lançado, mas nunca foi usado em PCs no espaço. Em vez disso, ele foi usado para operações terrestres da NASA. Chuala acrescentou: “As coisas realmente saltaram depois que vim a entender como o Linux vê o mundo, a interligação de como uma coisa afeta a outra. Você precisa dessa visão de mundo. Eu tenho um pouco de experiência com o Linux; mas ao ver como as outras pessoas realmente estavam recebendo isso é que foi emocionante!”


Falando sobre o robô humanoide, R2 deve realizar tarefas que são demasiadas perigosas ou tediosas para os astronautas.


A Fundação Linux estará ajudando os astronautas e especialistas de TI para se acostumarem com a plataforma. Chuala explicou, “a NASA é tão heterogênea quanto o que ela apreende. Eles tiveram uma implantação forte do Debian GNU/Linux, mas também várias versões do RHEL/CentOS. Porque a nossa formação é flexível a uma variedade de distribuições, somos capazes de lidar com todos esses diferentes ambientes em uma única sessão de treinamento. Nenhuma outra organização de treinamento pode proporcionar isso.” 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s