Violação de patentes na mira de Barack Obama

11-05-2013_bandeira-dos-eua_1883_1024x768
Uma reportagem do Wall Street Journal cita altos funcionários da Casa Branca dizendo que o presidente dos EUA, Barack Obama, deve anunciar uma série de cinco ações executivas e propor sete mudanças na legislação, na tentativa de conter entidades de declaração de patentes (Patent Assertion Entities – PAEs), ou, como são mais comumente conhecidas, “patent trolls”. As ações executivas incluem uma diretoria para o escritório de patentes dos EUA (US Patent Office) que terá como atribuições principais mudar as regras de forma que proprietários de patentes sejam revelados e não possam se manter escondidos atrás de empresas de fachada, além de treinar especialistas para detectar pedidos de patentes excessivamente amplos.

O presidente disse também estar planejando pedir ao congresso norte-americano para criar uma nova legislação que pudesse expor os litigantes por processos abusivos. Obama também deve reduzir a ação da Comissão de Comércio Internacional (International Trade Commission – ITC) na disputas de patentes, onde as empresas têm buscado obter a proibição de importação precoce e rápida em produtos. O governo deve apelar ao congresso para mudar a forma como o ITC trabalha, bem como pedir uma revisão dos procedimentos adotados pela comissão até o momento.

As propostas são projetadas para trabalhar em conjunto com a Comissão de Comércio Federal (Federal Trade Commission) e investigações do departamento de justiça para descobrir se os titulares de patentes poderiam estar distorcendo os mercados competitivos de alguns setores, especialmente no de tecnologia. A administração Obama já havia trazido a legislação em vigor, como o Leahy-Smith America Invents Act 2011, lei que introduziu um sistema de patentes baseado na primeira submissão de proposta (“first-to-file”), mas o presidente norte-americano se mostrou insatisfeito, alegando que tais reformas “não atendem todos os problemas”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s