Acionistas do Facebook cobram Zuckerberg sobre maus resultados do IPO

Na primeira reunião de acionistas do Facebook, o CEO e cofundador Mark Zuckerberg se manteve de cabeça erguida, na terça-feira (11), com a insatisfação dos acionistas sobre a Oferta Pública de Ações (IPO) do ano passado.

Embora executivos como Zuckerberg e a COO Sheryl Sandberg tenham falado sobre os avanços que a empresa fez no ano passado com mobilidade e publicidade, havia uma pergunta da qual não poderiam fugir. O que está acontecendo com o preço das ações do Facebook?
Antes que a parte de perguntas e respostas da reunião começasse, Zuckerberg tentou sair na frente do problema. “Nós entendemos que muitas pessoas estão decepcionados com o desempenho das ações, e nós também estamos”, disse ele. “A questão é: o que vamos fazer sobre isso? Esperamos que haverá flutuações sobre como o público pensa que estamos. Se mantivermos o foco, minha esperança é que, no longo prazo, construiremos o valor que toda gente espera e acredita que o Facebook terá”.
Essa declaração não foi o suficiente para satisfazer uma sala cheia de acionistas. Como a parte de perguntas e respostas da reunião foi dos esperados 30 minutos para mais de uma hora, acionista depois de acionista voltava para a mesma questão da oferta pública inicial conturbada e o preço ainda baixo das ações.
Com um preço de ação inicial fixado em 38 dólares, alguns analistas financeiros e da indústria esperavam que o preço subisse para 50, 60 ou até 75 dólares por ação. Isso não aconteceu.As ações inicialmente eram fortes, negociadas a 42 dólares. No entanto, em seguida, elasrapidamente começaram a tropeçar, caindo para abaixo de 39 dólares apenas 20 minutos após a negociação ter começado. 
Nos dias e meses depois disso, continuaram afundando. Às 13:45 da terça-feira, as ações eram negociadas a 24,06 dólares. Uma acionista resumiu a situação quando perguntou à Zuckerberg por quanto tempo deve manter suas ações. “Meu filho me incentivou a comprar”, disse uma mulher não identificada. “Eu tenho mais de 8 mil papéis. Ouvi falar do Facebook. Eu não sei como usá-lo, mas possuo ações”.
Enquanto acrescentou que sabe que Zuckerberg e sua equipe estão trabalhando duro, ela comprou as ações a 35 dólares cada e queria saber quanto tempo teria que esperar para o preço a subir. Executivos do Facebook lhe disseram que não se sentiam confortáveis oferecendo orientação sobre ações, mas todos estavam otimistas sobre o futuro financeiro do Facebook.
Zuckerberg, no entanto, voltou às repetidas perguntas sobre ações e tentou tranquilizar os acionistas. “Eu acho que o preço das ações é o tema da reunião”, disse ele. “Nossa estratégia é construir grandes experiências móveis. Construir ótimas ferramentas para aplicativos de terceiros que as pessoas podem usar. Se você olhar para o progresso que fizemos durante o ano passado, acho que chegamos longe com essas coisas. Eu acredito que em longo prazo construiremos a empresa mais valiosa de todas”.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s