Diferença de preços entre Xbox One e PS4 abre caminho para sucesso da Sony

Uma série de erros da Microsoft abriu caminho para o console PlayStation 4, da Sony, obter o primeiro lugar nas vendas de fim de ano.
“Em termos de vendas iniciais do Xbox One e do PS4, eu acho que a diferença de preço de cem dólares fará a diferença”, disse Lewis Ward, gerente de pesquisa de jogos da IDC. “Provavelmente fará com que a Sony, ao menos, tenha a oportunidade de emergir como um dos integrantes do ‘top oito’ de consoles líderes de vendas”.
Quando a Microsoft anunciou o preço de seu novo console em um evento para a imprensa na segunda-feira (10), houve um suspiro audível do público de jogadores e da mídia. O preço de 500 dólares é maior do que a faixa de 375 a 450 dólares que Ward previu antes da E3. Parte da razão para o preço é devido ao fato de o Xbox vir com um sensor Kinect. O PlayStation 4 não precisará da combinação de câmera com sensor de profundidade e microfone adicional que o Kinect oferece.
Um desenvolvedor de jogos que estava esperando para experimentar o Xbox One, mas não quis ser identificado pelo nome, disse que atualmente possui um Xbox 360, mas que, “a Microsoft me perdeu completamente”. Ele disse que ser forçado a comprar um sensor Kinect e pagar 100 dólares a mais (do que o PS4)  por isso foi o que o desanimou, e que pretende comprar um PlayStation 4 quando o console estiver disponível, ainda este ano.
“Eu gosto mais do PS4 e isso dos 100 dólares a menos ajuda um pouco”, disse Jonathan Toyoda, outro jogador participando da E3 e que possui o PlayStation 3 e o Xbox 360. Ele disse que gastará os 100 dólares comprando outro jogo. “Eu gosto dos jogos que vêm com o PS4,” disse Paul Hsu, um jogador na E3. Ele é dono de um PlayStation 3 e disse que consideraria a compra de um Xbox One, mas que provavelmente permanecerá fiel à Sony.
Outro ponto de discórdia entre os jogadores é a nova DRM (gestão de direitos digitais) que a Microsoft revelou. “É uma nova camada de complexidade sobre o que acontece com os discos de jogos usados”, disse Ward. A Microsoft coloca a maior parte do controle sobre os jogos de discos nas mãos dos produtores. Na política delineada em seu site, a Microsoft disse: “O Xbox One foi desenhado para que produtores de jogos permitam que você troque seus jogos em lojas participantes”.
Sobre empréstimos de jogos aos amigos, a política declara: “O Xbox é projetado para que a publicadora de jogos permita que você possa dar seus jogos de discos para seus amigos”. A desenvolvedora de jogos Microsoft Studios anunciou que permitirá a revenda e o empréstimo de jogos, mas que “outros produtores podem optar por apoiar ou não a revenda”.
Na conferência de imprensa da Sony, a multidão irrompeu em gritos e aplausos quando Jack Tretton, presidente e CEO da Sony Computer Entertainment America, anunciou que a empresa manterá o status quo, permitindo aos jogadores trocar, vender, emprestar ou manter jogos de discos.
“Quando um jogador compra um disco do PS4, ele tem o direito de usar essa cópia do jogo”, Tretton disse no palco. “Além disso, os jogos de discos do PlayStation 4 não precisam de conexão online”. “Isso provavelmente deixará um pouco mais de dinheiro nos bolsos dos jogadores e removerá a complexidade em torno de quantas versões eu posso dar ao meu amigo'”, disse Ward.
A falta de DRM nos planos da Sony pode empolgar os jogadores, mas não necessariamente os desenvolvedores de jogos e publicadores, disse ele. “Você poderia dizer que a Microsoft abraçou uma causa pela equipe”, disse ele. “Se eles limitarem a revenda, podem forçar mais pessoas a comprarem discos novos e, ao final do dia, é assim que eles fazem seu dinheiro”.
Via: IDG Now

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s