Evite formatar o seu computador com algumas dicas e programas

Você comprou o seu computador. Ele é lindo, rápido e você logo baixa diversos programas, se conecta a Internet e instala uma infinidade de jogos. Você o utiliza o tempo todo e é feliz. Porém, o tempo passa e você percebe que ele já não é o mesmo. Uma hora, infelizmente, acontece algo muito ruim com a sua máquina e não tem jeito: você precisa formatar.

Mas calma. Já parou para pensar que formatar não é uma solução tão prática assim? É claro que ela é útil, mas só em últimos casos. Ou você quer perder aqueles seus arquivos importantes assim, com tanta facilidade? Saiba que existem formas de salvar o seu computador e evitar a formatação, mesmo que ele pareça um paciente em estado crítico já na UTI e sem esperanças.

Antes de tomar qualquer decisão

Não se precipite! Se você já pensou em formatar o seu HD, então não custa nada pesquisar um pouco mais para depois não ficar com dor de cabeça, não é mesmo? Por isso, aconselhamos você a ler a nossa matéria “Formatação do HD: quando fazer?” Ela vai te dar uma visão melhor sobre os problemas que levam um usuário a formatar a sua máquina.

Mesmo assim, ainda existem muitas formas de consertar um problema. Confira a seguir a lista que nós, do Superdownloads, fizemos para auxiliar você a tentar salvar a sua máquina e evitar que ela seja formatada.

Diagnósticos

Existem muitos problemas que podem estar acontecendo com o seu computador nesse exato momento. Por isso, separamos eles em diversos tópicos, para que você encontre aquele que vai lhe dar as melhores soluções.Veja abaixo:

Tela azul

Está cansado de ficar com a tela azul tão famosa do Windows o tempo todo? Pois saiba que ela tem solução! Confira a nossa matéria sobre a famosa “Tela Azul da Morte”: o que é e como resolver.



O computador não liga e não emite sons (“beeps”)

Esse problema pode levar muitos ao desespero, afinal, um computador que não liga mais de forma alguma é um problema. E ainda mais quando não emite sons, que costumam sinalizar alguma coisa. Porém, pare e pense: como um computador não liga? Às vezes, o pensamento mais básico e óbvio é o mais importante. Se ele não liga, o problema provavelmente vem da energia que o mantém ligado. Então, procure por defeitos no estabilizados, no cabo de força ou no próprio botão “Power”. Se não for nada disso, procure por problemas com os pinos do painel frontal, que podem estar desconectados. Pode haver também uma tensão de alimentação incorreta ou, na pior das hipóteses, a placa-mãe que está queimada.

O computador liga, mas não tem imagem

Nesse caso, o defeito pode ser no cabo de alimentação do monitor ou no cabo de VGA. Em casos piores, pode ser um problema na placa de vídeo.

O computador liga, mas fica com a tela preta e apitando (“beeps”)

Um problema muito comum que indica problema na memória, placa de vídeo ou com a bateria. Quando o computador apita, ele não está simplesmente emitindo simples barulhos. Na verdade, cada marca de computador cria uma espécie de comunicação indicando qual é o problema. Você só precisa saber qual é a sua marca e o que ela indica com aquela quantidade de beeps. Para ajudar, você pode utilizar o Bios Beep Codes, um aplicativo de android que te ajuda a entender o motivo pelo qual sua máquina está apitando.

O computador fica reiniciando/sistema operacional não reinicia/o software não desinstala

É um problema extremamente comum que indica uma alteração na temperatura da sua máquina, que deve estar muito quente. Tome cuidado, pois esse é um indicativo perigoso e que, se não for cuidado, pode acabar de vez com o computador. Nesse caso, leia nossa matéria sobre temperatura e velocidade dos coolers do seu PC. Se você notar que a temperatura está normal, então pode ser um problema com a memória, sujeira nos contatos ou problema de instalações elétricas. Outros casos que causam isso são os vírus, então lembre-se sempre de ter um antivírus instalado em sua máquina.

Ainda há um outro problema que pode causar isso: arquivos corrompidos. Nesse caso, nada melhor que fazer sempre um backup do seu sistema para impedir que isso aconteça. Dessa forma, o backup vai restaurar sua máquina ao ponto em que ela não tinha nenhum problema. Você pode conferir nossa matéria sobre como criar pontos de restauração e também dar uma olhada em nossa seleção dos melhores programas de backup

Você também pode conferir uma lista mais resumida para fazer backups rápidos dos seus arquivos. Outra matéria muito útil é sobre como corrigir arquivos corrompidos e problemas no HD com o Chkdsk.



O computador só funciona quando iniciado em modo de segurança

Pode ser um problema simples envolvendo a resolução ou a frequência da máquina, mas também pode ser um problema de driver de vídeo que está corrompido ou desatualizado. Se for um problema de driver, utilize sempre o IObit Driver Booster, que procura por atualizações de drivers e não te deixa na mão.

O computador trava sem nenhum motivo aparente

Nesse caso, pode ser novamente um problema de aquecimento do processador (lembre de olhar a matéria sobre temperatura e velocidade dos coolers do seu PC) ou um vírus. Em casos mais graves, pode haver problemas na placa de vídeo. Dê uma conferida também na fonte de energia ou na sua rede elétrica, que pode estar instável. No caso da placa de vídeo, antes de pensar que ela está danificada, verifique se elas não estão apenas mal encaixadas.

O computador não reconhece a capacidade total da memória

Provavelmente o problema está na área que envolve o pente de memória. O pente está parcial ou totalmente queimado ou então o slot de leitura é que está queimado. Antes de se desesperar, veja se não é apenas sujeira nos pentes de memória. Às vezes, só de trocá-los de posição já ajuda.

A Placa-mãe não reconhece processador

Das duas uma: ou o seu processador está queimado ou a sua BIOS está desatualizada.

O HD não quer formatar

Veja novamente nossa matéria sobre como corrigir arquivos corrompidos e problemas no HD com o Chkdsk.



Às vezes, é inevitável

Se mesmo depois de tudo isso você ainda não encontrou solução, que tal conferir a nossa matéria de manutenção crítica: programas para usar quando o PC não inicia? Dessa forma, você pode dar ao menos uma cartada final antes de partir para a formatação. E se você o fizer, lembre-se de dar uma olhada depois na nossa matéria de programas indispensáveis para quem formatou o PC. Assim você pode reconfigurar a sua máquina com maior tranquilidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s