Microsoft libera versão de teste do Windows 8.1

Empresa recomenda que apenas usuários experientes façam o download.

A Microsoft lançou hoje a próxima versão do Windows, o 8.1, em sua conferência anual de desenvolvedores Build. E isso é importante: o Windows 8 foi um passo ambicioso e louco; o que vem a seguir é crucial. Eis o que a Microsoft fez após passar meses e meses ouvindo o feedback (e gritos) dos usuários.

Quase tudo o que vem no 8.1 parece ser uma verdadeira melhora. A questão, então, é exatamente o quanto eles melhoram a experiência do usuário. Para acelerar o ciclo e trazer mais novidades, a Microsoft estará focada em lançamentos menores e mais rápidos.

Vamos atualizar este post durante a keynote da Microsoft (dê um F5 para ver a versão mais recente), mas já temos uma visão geral do que a atualização trará. Acompanhe nosso liveblog do evento aqui.


Iniciar

Bem, agora você pode fazer boot direto para a área de trabalho. Você também pode fazer boot para qualquer outro lugar: abrir apps Metro, ou a tela Todas as Apps, ou a tela Iniciar (como era antes).

O botão Iniciar também voltou à barra de tarefas. No entanto, como já era esperado, ele abre a tela Iniciar – o antigo menu Iniciar do Windows XP/7 não está disponível.

Também temos alguns novos tamanhos de blocos dinâmicos: pequenos (como no Windows Phone), que permitem a você colocar mais itens na tela Iniciar; e o bloco gigante, que pode exibir mais informações, como e-mails ou compromissos do calendário.

Você pode selecionar um grupo de blocos de uma só vez, e arrastá-los para o seu próprio grupo, que você pode nomear como uma pasta.

windows 81 tudo 2

Na tela Iniciar, deslizar da borda inferior da tela exibe a lista Todos os Apps, que agora podem ser classificados de várias maneiras – por data de instalação, por tipo, por nome etc. Assim fica mais fácil acessá-los que no Windows 8.

A tela inicial pode ser personalizada com mais cores, e também ganhou alguns “motion accents” que se movem à medida que você desliza a tela. Você também pode usar o papel de parede como plano de fundo da tela Iniciar, tornando a transição entre desktop e Metro mais natural.

windows 81 tudo 3

Como um todo, as alterações na tela Inicial representam bastante a atualização como um todo: um punhado de melhorias funcionais – algumas delas bastante desejadas – e também alguns floreios na interface.


Maior personalização

A Microsoft se esforçou bastante em tornar o Windows mais personalizável, e isso vai além da tela Iniciar.

A mudança mais visível é o ajuste na multitarefa. O “Snap View”, que fixa um app Metro em ambos os lados da tela, foi alterado para permitir que você arraste para redimensionar os apps. Ou seja, se você quer deixar o Mail de um lado e o navegador do outro, você pode fazer cada um ocupar 50% da tela, ou arrastar o divisor do jeito que quiser.

windows 81 tudo 4

Além disso, você pode colocar até quatro apps na tela, um ao lado do outro, como colunas verticais na tela. Todas as telas têm suporte a quatro apps, mas isso funciona melhor em um monitor grande (16:9 ou 21:9 é o ideal).

A tela de bloqueio agora pode ser uma colagem de fotos em movimento que estejam no seu PC, SkyDrive e Windows Phone.


SkyDrive

windows 81 tudo 5

O SkyDrive está mais presente no 8.1. Você pode decidir em todos os seus apps se ele visualiza arquivos no seu PC ou no SkyDrive, e também decide onde os arquivos serão salvos. Teremos mais detalhes em breve.


Configurações

Nós veremos hoje um monte de novas APIs que permitirão aos desenvolvedores tornar os apps mais personalizáveis. Também nos disseram que apps da própria Microsoft terão mais opções. Teremos mais detalhes em breve.


Pesquisar

windows 81 tudo 6

A busca mudou bastante no Windows 8.1. No Windows 8, ela separava a busca por apps, na internet, na loja, nos seus arquivos; e você decidia o que queria ver.

No 8.1, a busca é universal. Ao procurar qualquer termo, você verá uma grande página ao pressionar Enter, mostrando resultados da web, dos seus arquivos, e de qualquer outro lugar. Mas se você apenas digitar o termo de busca, o painel do lado direito da tela irá exibir os resultados em tempo real.


Impressão 3D

A Microsoft fez parceria com a Makerbot, 3D Systems, Form Labs, Autodesk e várias outras empresas de software e hardware para embutir suporte a impressão 3D no Windows 8.1.


Para empresas

A Microsoft também anunciou novos recursos corporativos, como criptografia melhor e mais fácil. Obviamente, o Windows 8 não foi um enorme sucesso para o setor, então isso é extremamente necessário.

Teremos mais detalhes em breve.

Atualizando…
Via: IG

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s