Audi A8 terá farol que se orienta por câmera frontal e GPS

Se faróis de LED ainda são novidade no que diz respeito à maioria dos automóveis, o que dirá então de faróis de LED orientados por câmera frontal e GPS? Pois é justamente em uma tecnologia assim que a Audi está trabalhando. E não se trata de nada muito distante da realidade: os primeiros carros a receberem estes faróis deverão ser os modelos A8 a serem lançados no final de 2013.
Farol Audi Matrix LED
Novo farol Audi Matrix LED
Os mencionados dispositivos serão usados para fazer com que os faróis – cada um, equipamento com 25 LEDs de alta intensidade – se antecipem às condições de viagem do veículo. Com o GPS, o automóvel conseguirá, por exemplo, identificar previamente uma curva para ajustar automaticamente o ângulo de iluminação, permitindo ao motorista ter um nível de visão melhor do que está à sua frente.

Da mesma forma, o GPS poderá indicar a existência de um cruzamento e, com a aproximação deste, fazer com que os LEDs diminuam o alcance da iluminação à frente e simultaneamente aumentem a cobertura do facho nas laterais. Havendo uma rota preestabelecida, o farol correspondente poderá ainda piscar em intervalos de 150 milissegundos para indicar ao motorista em que ponto ele deve virar.

A câmera frontal, por sua vez, possibilitará a identificação de veículos no sentido contrário para regular automaticamente a intensidade da luz e evitar que o farol cause uma “cegueira temporária” nos demais motoristas, ao mesmo tempo em que mantém uma iluminação apropriada ao redor do carro. Depois que os automóveis do outro sentido passam, o foco e a intensidade dos LEDs voltam ao estado anterior.
Ajuste automático de foco
Ajuste automático de foco
E tem mais: de acordo com a Audi, a câmera é acompanhada de sensores capazes de detectar um pedestre que caminha pela calçada ou à borda da pista. Quando isso acontece, os LEDs piscam três vezes seguidas, alertando tanto o motorista sobre a existência de uma pessoa à frente, quanto o pedestre em relação à aproximação do carro.
Identificação de pedestres
Identificação de pedestres
É claro que já há automóveis sofisticados no mercado que contam com tecnologias parecidas, inclusive da própria Audi. O diferencial, neste caso, parece ser o uso do GPS integrado aos faróis. Só resta saber se o recurso funciona a contento: perceber os LEDs virando para um lado em uma reta porque o carro “pensou” que ali havia uma curva deve ser deveras decepcionante.

Mas, se levarmos em conta que a montadora vem trabalhando na tecnologia pelo menos desde 2010, dá para manter expectativas positivas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s