Audi A8 terá farol que se orienta por câmera frontal e GPS

Se faróis de LED ainda são novidade no que diz respeito à maioria dos automóveis, o que dirá então de faróis de LED orientados por câmera frontal e GPS? Pois é justamente em uma tecnologia assim que a Audi está trabalhando. E não se trata de nada muito distante da realidade: os primeiros carros a receberem estes faróis deverão ser os modelos A8 a serem lançados no final de 2013.
Farol Audi Matrix LED
Novo farol Audi Matrix LED
Os mencionados dispositivos serão usados para fazer com que os faróis – cada um, equipamento com 25 LEDs de alta intensidade – se antecipem às condições de viagem do veículo. Com o GPS, o automóvel conseguirá, por exemplo, identificar previamente uma curva para ajustar automaticamente o ângulo de iluminação, permitindo ao motorista ter um nível de visão melhor do que está à sua frente.

Da mesma forma, o GPS poderá indicar a existência de um cruzamento e, com a aproximação deste, fazer com que os LEDs diminuam o alcance da iluminação à frente e simultaneamente aumentem a cobertura do facho nas laterais. Havendo uma rota preestabelecida, o farol correspondente poderá ainda piscar em intervalos de 150 milissegundos para indicar ao motorista em que ponto ele deve virar.

A câmera frontal, por sua vez, possibilitará a identificação de veículos no sentido contrário para regular automaticamente a intensidade da luz e evitar que o farol cause uma “cegueira temporária” nos demais motoristas, ao mesmo tempo em que mantém uma iluminação apropriada ao redor do carro. Depois que os automóveis do outro sentido passam, o foco e a intensidade dos LEDs voltam ao estado anterior.
Ajuste automático de foco
Ajuste automático de foco
E tem mais: de acordo com a Audi, a câmera é acompanhada de sensores capazes de detectar um pedestre que caminha pela calçada ou à borda da pista. Quando isso acontece, os LEDs piscam três vezes seguidas, alertando tanto o motorista sobre a existência de uma pessoa à frente, quanto o pedestre em relação à aproximação do carro.
Identificação de pedestres
Identificação de pedestres
É claro que já há automóveis sofisticados no mercado que contam com tecnologias parecidas, inclusive da própria Audi. O diferencial, neste caso, parece ser o uso do GPS integrado aos faróis. Só resta saber se o recurso funciona a contento: perceber os LEDs virando para um lado em uma reta porque o carro “pensou” que ali havia uma curva deve ser deveras decepcionante.

Mas, se levarmos em conta que a montadora vem trabalhando na tecnologia pelo menos desde 2010, dá para manter expectativas positivas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s