Chegada do Papa Francisco aumenta o tráfego da Internet e das redes móveis

Não foram só algumas ruas do Rio que tiveram aumento de tráfego com as mudanças no trânsito por conta da visita do Papa Francisco ao Brasil. A Internet também registrou aumento no tráfego. O canal de entrada, do ponto de vista da matriz de comutação, praticamente triplicou no país logo após a chegada do pontífice ao país, e dobrou no Rio de Janeiro. Já o trafego de saída permaneceu praticamente estável. Sinal de muita gentes postando foto e vídeos na rede, além das transmissão streaming da mídia tradicional na rede.
PPTmetro_SP
Os números são do Pontos de Troca de Tráfego Metropolitanos (PTTMetro), de São Paulo e do Rio de Janeiro, operados pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. Hoje, o PTTMetro troca mais de 180 Gbit/s de tráfego de Internet através do projeto.(NIC.br). E o PPTMetro de São Paulo é o maior da américa latina.
O programa PPT Metro de melhoria do tráfego da internet conduzido pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br) deve atingir 23 cidades até o final do ano.
Participam do PTTMetro diversos tipos de instituições e empresas, como bancos, universidades, corporações de conteúdo, provedores de serviços, emissoras de televisão, empresas de telecomunicações, órgãos dos Governos Municipais, Estaduais e Federal, entre outros segmentos.
O PPTMetro serve para aumentar a qualidade do tráfego, fazer a troca de dados entre as redes acontecer mais rápido, sem a necessidade do pacote percorrer grandes rotas.
Uso do celular
Pelas imagens transmitidas pela TV a gente conseguia ver bem a quantidade de pessoas com celulares nas mãos, registrando a passagem do Papa e também compartilhando parte desse conteúdo. Além disso, aplicativos no celular ajudam os participantes a ficar por dentro de tudo o que vai acontecer no evento. Um deles, para iOS e Android (2.2 ou o mais recente), está diposnível em www.voluntarios.rio2013.com.

Por isso, as prestadoras de serviços de telefonia móvel reforçaram a infraestrutura para receber o Papa Francisco e mais de 2 milhões de pessoas que estão sendo esperadas para os eventos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Ao todo foram instaladas cerca de 50 novas antenas, inclusive de quarta geração (4G), além de sistema WiFi para conexão à internet e reforço nas redes de fibra óptica para escoamento do tráfego.
Na praia de Copacabana, para onde estão previstos vários eventos, a infraestrutura recebeu reforço com antenas temporárias e instalação de novos pontos de conexão WiFi. Para suportar o tráfego intenso de chamadas e dados, a estrutura montada se assemelha ao reforço na rede feito pelas prestadoras por ocasião do Réveillon, que também concentra um grande número de pessoas.
No Campus Fidei, em Guaratiba, onde o Papa Francisco celebrará Missa nos dias 27 e 28, teve de ser construída uma infraestrutura nova de telecomunicações, já que no local, por ser desabitado, não existia rede de telefonia móvel. Em Guaratiba, foram instaladas 18 antenas e 10 mini ERbs (small cell) temporárias, com serviços 2G, 3G e 4G, além de pontos de acesso WiFi.
Também houve reforço na infraestrutura na Quinta da Boa Vista, local do Festival da Juventude, e para atendimento aos centros de imprensa no Forte de Copacabana e em Guaratiba. O palácio episcopal no morro do Sumaré, onde o Papa ficará hospedado, recebeu novas antenas, inclusive com cobertura indoor. Em Aparecida (SP), a infraestrutura também foi reforçada com a instalação de quatro novas antenas temporárias, especialmente na área da basílica de Nossa Senhora Aparecida.
Uso do Twitter

No Twitter, o Papa ficou um bom tempo nos trending topics do Brasil e do Rio de Janeiro. Checamos o trending topics argentino e o mundial, o papa não aparecia em nenhum deles. Só aqui, por enquanto.

O próprio Vaticano está incentivando o uso da rede durante a Jornada Mundial da Juventude. Quando o papa já estava dentro do avião, ainda na itália, a conta @pontfex, que é a conta oficial do pontífice, tuitou: “Dentro de algumas horas chego ao Brasil, e já sinto o coração cheio de alegria por em breve estar celebrando com vocês a 28ª JMJ. — Papa Francisco”
Semana passada o Vaticano anunciou que o Papa Francisco concederá indulgências plenárias (benefícios espirituais pedidos para terceiros) pelo Twitter. A decisão é a mais recente tentativa da Igreja Católica de se aproximar de seus fiéis, sobretudo os mais jovens, e foi promulgada por decreto.
No sábado (20/7), o papa Francisco já havia enviado mensagem aos fiéis que participarão da Jornada Mundial da Juventude, também pelo Twitter: “Caríssimos jovens, eu sei que muitos de vocês estão a caminho do Rio de Janeiro. Que o Senhor os acompanhe ao longo do caminho”.
O antecessor de Francisco, papa Bento XVI foi o primeiro pontífice a ter uma conta no Twitter. Ele enviou sua primeira mensagem em 12 de dezembro de 2012. Há mensagens em nove idiomas espanhol, inglês, português, italiano, francês, alemão, latim, polonês e árabe. Segundo o Vaticano, a conta do papa na rede social tem 7 milhões de seguidores.
Na via-sacra com os jovens, marcada para as 18 horas do dia 26, na orla de Copacabana, no Rio, Francisco falará sobre pobreza, violência, drogas e até o uso da internet.
Via: IDG Now

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s