Android 4.3 suporta TRIM para os aparelhos Nexus

Muitos sistemas com Android vão perdendo desempenho ao longo do tempo por um fator comum aos aparelhos que usam SSD/eMMC: a dificuldade na identificação dos blocos livres depois que os arquivos são apagados.
Uma matéria do AnandTech disseca o assunto referente ao novo Nexus 7 com Android 4.3. Esta atualização lançada recentemente traz o suporte ao TRIM para os aparelhos Nexus (aparentemente para todos os Nexus que puderem rodar o Android 4.3).
O comando TRIM basicamente informa ao controlador do SSD ou eMMC que determinados blocos não estão mais em uso, permitindo que sejam “limpos” e marcados como livres para gravação de novos arquivos posteriormente. Isso melhora bastante o desempenho. Assim como nos HDs de PCs, apagar um arquivo pelo programa não significa que o conteúdo do mesmo tenha sido removido realmente do disco. A falta de comunicação nativa entre os softwares do usuário e o controlador do dispositivo de armazenamento dificulta um pouco as coisas, já que a estrutura lógica do sistema de arquivos é independente da física. O TRIM resolve isso.
De acordo com as pesquisas e informações identificadas no Android, no 4.3 o processo de “limpeza” do TRIM rodará periodicamente, respeitando os limites de uso para não prejudicar o desempenho nem consumo de energia. Por exemplo, ele só será executado quando outras tarefas de manutenção não estiverem em andamento, e somente se o dispositivo tiver 80% ou mais da carga da bateria caso esteja fora da tomada e mais de 30% se estiver no carregador.
Seria bom ver algo parecido para todas as versões anteriores do Android, o que provavelmente não ocorrerá. Quem usa um dispositivo por muito tempo e já baixou/removeu inúmeros apps e arquivos pode ganhar mais desempenho simplesmente por reinstalando a imagem de fábrica (ou a ROM personalizada, se for o caso).
Via: Hardware

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s