Darling: projeto similar ao Wine visa rodar apps do OS X no Linux

O Wine é famoso no mundo Linux: em desenvolvimento há muitos anos, o projeto permite rodar programas feitos para Windows no Linux. Ele reimplementa de forma aberta as funções do Windows (APIs, widgets de janelas, etc), servindo como uma camada de tradução para as funções correspondentes no Linux, reimplementando do zero o que não existir nativamente na plataforma. Nos últimos meses vem se destacando um projeto parecido, porém feito para rodar aplicativos do OS X.
O Darling é uma espécie de emulador/tradutor de instruções para rodar apps do OS X no Linux. Diferente do Wine, o Darling ainda está bem imaturo: pouquíssimos apps são suportados, basicamente todos eles em modo texto.
As dificuldades num projeto do gênero são muitas. Partes do OS X são de código aberto, regularmente publicado e atualizado pela Apple. Isso ajuda bastante, mas não é tudo.
Para aplicativos gráficos um fator complicante se dará nos frameworks de desenvolvimento: estruturas prontas que oferecem recursos aos aplicativos, como botões e elementos para as janelas, métodos de interação padronizados com os dispositivos de entrada e saída, etc.
O Darling ainda terá muitos anos de luta pela frente, mas Doležel, principal e praticamente único desenvolvedor, parece bastante comprometido.
Detalhes sobre o status do projeto podem ser vistos na página oficial:
No estado em que se encontra ele não pode ser considerado “útil” ainda, mas já há informações de como obtê-lo e compilá-lo para os curiosos e eventuais colaboradores no site.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s