Debian completa 20 anos

 
Debian, uma das mais antigas e ativa das distribuições GNU/Linux,comemora hoje 20 anos. O fundador do projeto Ian Murdock anunciou o projeto em 16 de Agosto de 1993, quando ele lançou a primeira versão da distribuição. Olhando para trás, olhando as listas de e-mails dos fóruns e discussões do projeto, um número surpreendente de objetivos iniciais de Murdock para o projeto ainda estão refletidas na atual documentação do Debian, apesar do fato de que a distribuição passou por mudanças de liderança regulares desde que Murdock deixou o projeto em 1996.


Usuários e desenvolvedores Debian , espalhados em todo mundo, estão comemorando o aniversário da distribuição. Como já se tornou uma tradição para o “Dia Debian” muitos membros da comunidade também assaram bolos e estão em meio às celebrações.

Desde os primórdios humildes do primeiro lançamento “Debian GNU/Linux“, a distribuição cresceu e se tornou referência no ecossistema GNU/Linux e a base de um incontável número de derivados. A distribuição foi além de ser um caso somente GNU/Linux, existe também Debian GNU/kFreeBSD, é isso mesmo, os usuários têm a opção de executar uma versão da distribuição com um kernel FreeBSD.

O Líder atual do Projeto Debian, Stefano Zacchiroli tem focado principalmente na melhoria das relações do Debian com os seus projetos derivados (como o Ubuntu) e está se esforçando para que o Debian seja incluído na lista da FSFFSF – Free Software Foundation (Fundação para o Software Livre) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 04 de Outubro de 1985 por Richard Stallman e que se dedica a eliminação de restrições sobre a cópia, redistribuição, estudo e modificação de programas de computadores – bandeiras do movimento do software livre, em essência. Faz isso promovendo o desenvolvimento e o uso de software livre em todas as áreas da computação mas, particularmente, ajudando a desenvolver o sistema operacional GNU e suas ferramentas. de recomendados distribuições de software livre. Para estes fins, ele tem trabalhado em conjunto com projetos derivativos e criou uma força tarefa que está trabalhando com a FSF para se certificar de que o Debian está em conformidade com as suas orientações.

Debian está atualmente em sua sexta versão e sua versão Debian 7.0Wheezy” está esperando para ser lançado na Primavera de 2013. Debian 6.0 inclui cerca de 29.000 pacotes diferentes, um número que tem aumentado continuamente ao longo de todo o projeto.

Esta é a versão ideal/preferida para o meu desktop! e você prefere qual? comente!


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s