Simplicity Linux 13.7

Simplicity Linux é uma distro para ser usada em equipamentos modestos, um pouco antigos ou Netbooks. Possui vários softwares pré-instalados para uso no dia a dia, como pacote office completo, comunicador em chat, VOIP e vídeo, navegador, entre outros. É baseado no Puppy mas com várias melhorias pequenas.
Análise de Ricardo 

Se você tem uma máquina antiga parada em casa, ou foi um feliz comprador de um finado Netbook, que teve uma passagem curta no mundo da informática, talvez queira dar uma nova vida ao seu equipamento e trocar o Windows XP modificado que veio junto (e que não vai mais receber atualização) ou a distribuição Linux obscura e abandonada que veio nele.

Simplicity Linux é uma minidistribuição Linux baseada na famosa minidistro Puppy Linux. Atualmente o Puppy é compatível com binários do Ubuntu Raring Ringtail, o que simula a Simplicity Linux compatível também. Os desenvolvedores dessa distro fizeram um trabalho bastante interessante de deixar a distro com um conjunto de softwares pré-instalados e uma Puppy melhorada.



Características

Um Puppy melhorado?

A Puppy Linux é uma distro que ficou famosa por rodar em máquinas mais antigas. Atualmente a distro atualizou muitos dos recursos do sistema e pode ser rodada em máquinas modestas (diferente de antiga), cujo hardware é bastante limitado. A Puppy é uma ótima distribuição para esse tipo de equipamento.

No entanto, a Simplicity Linux é uma distribuição Puppy com algumas melhorias. Basicamente na questão interface, há melhorias no visual deixando a distro com uma aparência levemente superior à qual deriva. No entanto, não negando as raízes, a distro ainda mantém vários aspectos e ferramentas da Puppy original.

Alguns dos recursos mantidos são várias ferramentas próprias para auxílio em configuração de diversas funções do sistema, algo semelhante ao que havia no finado Kurumin. Basicamente é uma interface gráfica que executa comandos, mas ao clique de um botão.
Inclusive, nem mesmo algumas personalizações do Puppy foram retiradas. Na central de controle, por exemplo, de onde se executam diversas tarefas de configuração do sistema ou parâmetros de funcionamento do hardware, você vai notar total semelhança ao encontrado no Puppy. Até o ícone foi mantido.



Facilitado para usuário iniciante

Na primeira inicialização, as opções de configuração aparecem para que você personalize o sistema de acordo com o país, resolução de tela, linguagem do teclado, do sistema etc., facilitando para o usuário não ter que ficar percorrendo os submenus procurando cada uma dessas opções.
Possui um conjunto interessante de softwares pré-instalados, como o Firefox na versão 22.0, cliente de e-mail bastante leve e competente, o Sylpheed, LibreOffice, VLC e Skype incluídos, além de outros softwares para diversas necessidades do dia a dia. É uma distro praticamente pronta para uma rotina de uso comum.

No entanto, por padrão, na área de trabalho, você encontra o gerenciador de pacotes da distro. Basta selecionar qualquer software que não possua no sistema para instalação. Trata-se de o Gslapt, um front-end para o slapt-get, para slackware e semelhante ao apt-get para distros Debian.

Vários repositórios já vêm pré-configurados no sistema, tanto do slackware quanto de outras distribuições derivadas. Basicamente a distro vem bem completa até para que você a deixe com outro aspecto, com um enorme acervo de programas, ferramentas e possibilidade de personalização.

A distro conta com a interface gráfica LXDE, conhecida por ser bastante leve, e permite uma experiência boa para um usuário que deseja objetividade e nenhum exagero. Portanto, devido à possibilidade de atualizar os softwares, isso garante uma maior segurança do que manter versões antigas de sistemas operacionais.

Leve-o no bolso

Mantendo o mesmo espírito da Puppy, a Simplicity Linux possui um instalador bastante simples de usar. Mas é o que espera-se de uma distribuição Linux. O destaque fica por conta de uma ferramenta para instalação via USB.
Você pode instalar essa minidistribuição em um pendrive ou HD externo e carregá-lo contigo. O instalador gera a área de boot e copia os arquivos necessários. Assim, você pode carregar o sistema para usá-lo em uma situação de emergência em qualquer PC que permita boot via USB.

A minidistro possui muitas ferramentas úteis que podem ser usadas para a recuperação de dados em máquinas comprometidas por vírus ou algum outro problema de inicialização, permitindo ter acesso aos documentos. Possui particionador, permite pesquisar soluções pela internet, entre outros.

Roda em X11/Console
Download Simplicity Linux

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s