Facebook seu Fanfarrão!

Após assistir a reportagem do Fantástico sobre o falso vidente que conseguia adivinhar tudo sobre o passado e futuro de seus clientes, tenho certeza de que muita gente foi dar uma olhada em sua privacidade  no Facebook.


Para quem não viu a matéria do programa dominical, originalmente trata-se de uma campanha de TV da federação Belga dos bancos, onde um falso vidente, apoiado por um ponto eletrônico e uma equipe de retaguarda conectada na internet, consegue saber tudo e mais um pouco sobre o cliente, acessando o Facebook, por exemplo. O vídeo original belga pode ser visto abaixo:

Mas então como posso saber ou configurar o Facebook para proteger meus dados? A primeira coisa a saber é que, quando você cria um usuário novo no Face, ele simplesmente assume que você está disposto a colocar seu traseiro desnudo na janela, ou seja: todas as informações, fotos, comentários, curtidas e amizades, estão, por default, abertas para todo mundo ver, a menos que você diga o contrário depois!


Então vamos lá. O primeiro passo é abrir dois navegadores diferentes, como o Chrome e o Internet Explorer. Em um navegador, faça login no Facebook com seu usuário padrão e no outro navegador, crie um usuário fake, para poder espiar você mesmo, para ter certeza que as informações que você não quer que se tornem públicas estão realmente sendo fechadas.

Aí então vem a tarefa mais chata: encontrar no Facebook as configurações de acesso, que estão todas espalhadas em diversas páginas. E aqui uma nota: conclui-se que o FB na verdade é um programa muito ruim, um verdadeiro remendão, feito totalmente sem planejamento, ou seja: é um fanfarrão. Veja um exemplo no tutorial deste vídeo, como é “simples” para um usuário leigo alterar algumas configurações:

Você também pode configurar um-a-um das diversas partes (ou retalhos…) que compõem o Facebook. Para isto, em sua página inicial, clique em “Configurações de Privacidade”:

Após, na tela que aparecer, clique em “Editar suas informações Básicas”:

E, em cada box, clique em “Editar”…

e depois selecione quem pode ver as informações em cada item dentro do box:

Enquanto isso, vá dando F5 e atualize outro navegador (com seu perfil falso) para ver se as informações que você está tentando esconder realmente estão sendo escondidas.
Existem outras configurações, mas pergunte ao seu amigo Nerd, afinal é para isto que eles (ou nós) servimos…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s