Microsoft errou ao comprar Nokia e devia acabar com WP, dizem analistas

 
A Microsoft deveria ter desistido do Windows Phone enquanto ainda era fácil sair, afirma um analista de mercado.

Em vez disso, a empresa, impulsionada por uma queda nas vendas de PCs e tentando correr atrás do prejuízo no mercado mobile, decidiu apostar tudo com a compra da divisão de celulares da Nokia e sua divisão de patentes por 7,2 bilhões de dólares, uma ação que provavelmente vai tornar a empresa de Redmond a única fabricante com aparelhos Windows Phone.

Para o analista independente de mercado Ben Thompson, que escreve no seu site Stratechery.com, esse foi o erro maior da empresa. “A tragédia no negócio é que penso que a Microsoft deve abandonar o Windows Phone”, diz. “A guerra acabou, e o iOS e o Android venceram. Seria muito melhor a Microsoft focar em servir e cooptar esses aparelhos, em vez atirar nas partes mais promissoras do seu negócio por uma plataforma que nunca vai decolar.”

Outros especialistas concordam com a opinião de Thompson. “Minha reação inicial, como muitas outras pessoas, foi de que isso não muda nada”, aponta o analista da Enders Analysis, Benedict Evans, sobre a compra da Nokia. “O Windows Phone está indo mal por causa de um clássico ciclo vicioso: os consumidores não vão comprá-lo porque tem poucos aplicativos e os desenvolvedores não vão criar apps porque o sistema possui poucos usuários.

Tanto Thompson quanto Evans apontam que com a compra da Nokia pela Microsoft – a fabricante finlandesa é responsável por 84% de todas as vendas do Windows Phone – outras fabricantes simplesmente vão abandonar o Windows Phone para se focar totalmente no Android.  “O simples fato de a Microsoft comprar a Nokia não vai mudar as vendas do Windows Phone. Se qualquer coisa, vai diminui-las, uma vez que pode fazer com que outras fabricantes abandonem o sistema completamente”, afirma Evans.
Via: IDGNow



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s