É ou não um bom momento para o IPO do Twitter?

O Twitter tem sido usado para organizar levantes políticos, para encontrar parentes e amigos depois de desastres naturais, e até mobilizar eleitores antes das eleições. O microblog se tornou parte de uma conversa internacional. E agora, parte para se tornar uma empresa pública. Analistas da indústria dizem que o timing para IPO é ótimo.
“É uma ótima época para o Twitter iniciar os trâmites de sua oferta pública de ações”, disse Dan Olds, analista da The Gabriel Consulting Group. “O serviço percorreu um longo caminho desde 2006 e tornou-se parte do tecido de tecnologia do mundo. Com mais de 200 milhões de usuários ativos, é óbvio que o Twitter é um recurso valioso”, acrescentou. “Mas isso também mostra que, em comparação com o bilhão de usuários ativos do Facebook, há muito ainda para crescer.”
Nesta quinta-feira à tarde a empresa protocolou na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (a SEC) os documentos para o IPO. Executivos anunciaram o feito no próprio Twitter, é claro. O movimento não surpreendeu ninguém. No início deste mês, começaram a vir à tona informações de que o Twitter estava preparando seu IPO. E analistas apontaram que seria um bom momento para o Twitter pagar seus investidores iniciais e os primeiros funcionários, ao mesmo tempo, preparando-se para mais aquisições.
Outra coisa boa é que o Facebook está se recuperando de seu próprio IPO, bastante decepcionante e tumultuado. Agora que a poeira está baixando e o fiasco inicial está sendo superado, o Twitter pode entrar no palco sem ser tão rapidamente contaminado pelo desempenho ruim do Facebook, dizem analistas.
“O Twitter estava esperando que os números do Facebook melhorassem”, opina Rob Enderle, analista do Enderle Group. “Anteriormente, o IPO do Twitter corria o risco de ser uma experiência desagradável. Agora, tanto o Facebook quanto o Yahoo estão em alta, o que dá ao Twitter uma janela de oportunidade antes que qualquer outra coisa ruim aconteça”, diz Ederle.
Esta semana, durante sua participação na conferência TechCrunch Disrupt, em San Francisco, o co-fundador e CEO do Facebook Mark Zuckerberg foi perguntado sobre qual conselho daria para o Twitter para a abertura de capital. Zuckerberg riu da pergunta. “É engraçado”, respondeu. “Sou a última pessoa a quem o Twitter gostaria de perguntar como fazer um IPO suave. É um processo valioso. Depois de atravessarmos um primeiro ano difícil, a abertura de capital não é tão ruim assim”, acrescentou. “Realmente acho que o processo pós IPO tornou nossa empresa muito mais forte, porque é um processo muito profundo. Nossa empresa está muito melhor agora”, disse Zuckerberg.
Se os executivos do Twitter foram inteligentes, eles prestaram atenção ao que não funcionou e descobriram como não cometer os mesmos erros, dizem analistas.
“Espero que o Twitter tenha  aprendido muitas coisas com o IPO do Facebook, até porque ser uma empresa pública também tem suas desvantagens”, adverte Patrick Moorhead, analista da Moor Insights & Strategy. “As empresas públicas são mais lentas e menos ágeis do que as empresas privadas, que não são, por lei, obrigadas a comunicar seus passos à SEC e não são regidas pela mentalidade de curto prazo do investidor.”
Então, o que o Twitter precisa fazer para evitar as armadilhas do IPO e sair dessa bem-sucedido?
Primeiro, diz Moorhead, precisa avaliar cuidadosamente a cotação inicial. “O Twitter precisa precificar seu IPO de uma forma que garante um primeiro dia pop”, explicou. “Parte do problema do Facebook é que ele foi muito ganancioso com seu preço inicial, e fechou em baixa, aniquilando qualquer percepção de sucesso.”
Olds observou que o tumultuado IPO do Facebook joga um holofote sobre oferta pública inicial do Twitter. Isso significa que a empresa realmente precisa ficar em cima de seus subscritores para se certificar de que tudo corra bem.
Se as ações do Twitter forem ofertadas no preço certo, deverá haver uma alta demanda por elas. Isso vai trazer ainda mais escrutínio.
“O mercado está pronto para o Twitter”, disse Olds. “A questão é saber se o Twitter está pronto para o exame minucioso que acompanhará o IPO. O Twitter será  submetido à mais completa análise, que será ainda mais intensa devido ao desastre inicial do Facebook”.
Para se sair bem, na opinião de Olds, o Twitter terá que impressionar Wall Street com seu plano de negócios para o crescimento de usuários e de receita.
“Eles precisam mostrar aos investidores o seu modelo de negócios atual e dar uma visão clara de como esperam evoluir ao longo dos próximos anos”, disse Olds. “Neste momento, o Twitter é um pônei de um truque só. É usado ​​diariamente por centenas de milhões de pessoas, mas muitos observadores ainda não conseguiram enxergar como essa popularidade pode se traduzir em dinheiro e lucro”.
“Um grande fator em favor do Twitter é a sua profunda penetração no mercado de telefonia móvel”, acrescentou. “No entanto, as mesmas perguntas sobre como monetizar essa popularidade permanecem.”
Via: IDGNow
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s