Google compra empresa Bump, que facilita compartilhamento de arquivos

Mais nova aquisição da gigante de buscas permite que usuários troquem arquivos ao tocar dispositivos móveis ou apertar aparelho mobile em teclado de PC.
 
O Android, Chrome, e talvez até o iPhone pode sofrer um golpe no setor de compartilhamento de arquivos com a compra da empresa Bump pelo Google, anunciada nesta segunda-feira, 16/9.
Os aplicativos móveis e o site do Bump permite aos usuários que transfiram via wireless seus arquivos, fotos e informações de contato entre quaisquer dois aparelhos. Com o app aberto, basta aos usuários encostarem os telefones ou tablets juntos, ou apertar um aparelho na barra de espaço do teclado de um computador após acessar o site do Bump.
Em vez de depender de Bluetooth, Wi-Fi, ou NFC, o Bump simplesmente envia os arquivos para um servidor na nuvem, e usa um algoritmo para parear com um segundo aparelho, que baixa os arquivos. Parece que a gigante de buscas ficou interessada justamente nessa abordagem simplificada para compartilhar informações.
“Nós nos esforçamos para criar experiências que parecem mágica, permitidas com inovações ‘behind the scenes’em matemática, processamento de dados, e algoritmos”, afirma o CEO do Bump, David Lieb, em um post sobre o assunto no blog da empresa. “Por isso, não podíamos estar mais animados em nos unirmos ao Google, uma empresa que compartilha da nossa visão que a aplicação da computação em problemas difíceis pode fundamentalmente mudar a maneira como interagimos uns com os outros e com o mundo.”
Será o fim do NFC? 
O Google tentou incluir transferências mais simples de arquivos no Android usando NFC com um recurso chamado Android Beam, mas essa abordagem tem muitos pontos negativos. Para começar, exige que os dois aparelhos tenham NFC, o que descarta a maioria dos laptops, desktops, e o iPhone, da Apple. Mesmo quando ambos os aparelhos são equipados com NFC, os usuários precisam estar com ele habilitado e alinhar os dispositivos para iniciar a transferência.
Enquanto isso, a Apple está prometendo transferência direta de arquivos com o AirDrop, o próprio método da companhia enviar arquivos via Wi-Fi. O AirDrop chegou aos Macs em 2011 e logo estará disponível no iOS 7. 

Via: IDGNow

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s