Dica: Cuidados para navegar com segurança

Bem hoje vamos tratar de um assunto que muitas vezes as pessoas não gostam de falar porque acham que eles nunca serão vítimas; Mais sabemos que todos nós estamos sujeitos a prática hacker na internet, agora existem meios pelos quais você pode navegar de forma mais segura e tentar se proteger contra pessoa que procuram fazer o mal. 
>>> Mais vamos lá o primeiro ponto que eu gostaria de comentar é sobre a relação entre as pessoas “comuns” e as “redes sociais”, esse problema vem cada dia crescendo! não tô falando aqui para as pessoas deixarem de usar as redes sociais nem estou falando que as redes sociais é algo ruim! pelo contrário nessas redes sociais existem todo tipo de pessoa que imaginarmos! inclusive aquelas mais maliciosas que gastam horas fuçando achar alguma coisa que ela possa usar pra denegrir a imagem de alguém.
E isso não é um fato que ocorre de ano em ano, isso acontece diariamente, em nosso país assim como no mundo aí a fora. E muitas vezes as pessoas perguntam! o que eu fiz de errado? esse é uma pergunta que nós temos que fazer todos os dias quando tomamos uma decisão simples! a de postar ou compartilhar algo na internet, seja ela, foto, vídeo, texto, enfim…
>>> E-mail fraudulento para si mesmo
 
Receber e-mails com vírus, pois pedem para que eu atualize contas em bancos nos quais não temos conta. O que deixa a curiosidade é que o e-mail do remetente é exatamente o meu. Isso significa que o meu computador está com vírus? 
Isso não significa que seu e-mail está com vírus. O remetente do e-mail (campo “De”) não precisa ser verdadeiro para que um e-mail seja entregue. Alguns provedores de e-mail são mais espertos do que outros e conseguem filtrar esse tipo de mensagem, porque percebem que a mensagem diz ter uma origem que ela não teve, mas em algumas circunstâncias pode ser bem difícil realizar o bloqueio. 
Independentemente da origem aparente de uma mensagem, é claro que se trata de um golpe e você não precisa se preocupar com uma possível invasão do seu e-mail. Você deve se preocupar se, por exemplo, todos os seus contatos registrados em seu webmail de repente recebem uma mensagem maliciosa vindo de seu endereço. Aí, sim, existe um indício de que a sua conta de e-mail foi invadida.
>>> Bloqueio de IMEI

 O bloqueio ocorre por operadora. É possível bloquear em todas as operadoras do país, mas ainda poderá ser possível usar o aparelho em outros países do mundo e em alguns aparelhos é possível modificar o IMEI informado para a operadora, garantindo que o telefone continue funcionando.
 
Embora seja válido solicitar o bloqueio do IMEI, essa não é uma solução definitiva para os problemas de roubo de telefones celulares.
>>> Spam

Quem envia esse tipo de e-mail está sempre tentando burlar o bloqueio dos filtros anti-spam. Por esse motivo, sempre existem diferenças sutis nas mensagens, especificamente para esse propósito. Se o filtro anti-spam do seu software de e-mail ou webmail não está dando conta do recado, a situação pode ficar bem difícil.
Endereços de e-mail podem ser obtidos na própria internet, por meio de softwares “robôs” que varrem a web buscando os endereços. Da mesma forma que o Google guarda as páginas para realizar buscas, esses indivíduos acessam páginas procurando por qualquer coisa que se pareça com um endereço de e-mail e então tenta utilizá-los.
Em outros casos, endereços também podem ser obtidos de cadastros on-line, sejam eles cedidos ou roubados por hackers. Vírus podem ler arquivos no PC das pessoas infectadas para procurar endereços também e enviar a informação coletada aos criadores.
Tudo isso depois pode ser adquirido por “iniciantes” na prática. Listas com milhares ou até milhões de endereços podem ser compradas por preços bem baixos.
>>> Vídeo íntimo
A questão de vídeo íntimo que vai parar na internet é um pouco complexa tipo! qual foi o site em que o vídeo foi enviado?
Normalmente, porém, esse tipo de registro fica armazenado e, especialmente se for um site nacional, pode ser possível descobrir o endereço IP de quem enviou o vídeo. É claro que esse endereço IP pode não estar correto caso a pessoa tenha utilizado uma rede sem fio pública ou outra técnica para ocultar a origem da comunicação.
 
Quanto antes você procurar um advogado e/ou a polícia, melhor, já que esses registros tendem a ser removidos de tempos em tempos. E isso é uma precaução simples, a melhor opção é não fazer e se fizer saber onde vai guardar se realmente vale a pena guardar o vídeo? 

>>> Fotos íntimas

Essa é outra questão que pode ser resolvida com rapidez, ou pode ser que demore um tempo, exemplo disso temos o caso da atriz Carolina Dickeman, que teve suas fotos íntimas divulgadas na internet! mesmo que hoje você não encontrem elas na internet existem pessoas que tem esse conteúdo, então é algo que se espalha muito rápido e as autoridades muitas vezes não tem como controlar, não tem como prender.
E pra sorte dela os caras era muito amadores que saíram deixando rastro por onde passavam então ficou fácil pra polícia chegar até eles.
Mais não todo mundo que tem a mesma sorte que ela!
 >>> Crianças no PC

Essa é um dos temas que eu gosto de falar porque não sei como tem mães e pais que não ligam pra que o filho faz na internet! eles não tem a mínima curiosidade pra ver o que é que seu filho está fazendo na internet, por onde ele anda, com quem fala, quais sites ele acessa mais… enfim tem inúmeras formas de policiar seus filhos! recentemente fui chamado pra fazer uma consultoria em uma residência e quando cheguei já no final do trabalho a parte dos filhos vi coisas que eu não tinha como hesitar e infelizmente tive que mostrar ao chefe da família que me contratou pra fazer um serviço em todos os computadores da casa! houve de certa forma um preconceito por parte da mãe, que não queria aceitar minha opinião. Mais a filha do casal tinha 10 anos e já tinha facebook, twitter, tumblr… entre outras a mais sincronizava as fotos direto no dropbox! e quando fui analisar junto com o pai e a mãe eles acabaram descobrindo coisas que eu não posso falar aqui, nem em qualquer lugar pois a ética profissional está acima.

Mais aquilo não me chocou mais eles tiveram um baque! eu fiz o que tinha de ser feito mostrei a eles o que eles tinham que fazer a partir daquele momento e ensinei outros métodos que eles poderiam usar pra evitar muitas coisas que eles não imaginavam que poderia rolar aí pela net.
De minha parte eu não faço nem autorizava um filho meu de menor ter acesso a qualquer rede social. Isso é uma decisão minha conheço outro exemplo que a mãe expôs tanto a filha que alguém se interessou e só não aconteceu algo porque a polícia agiu rápido então temos que ter uma conduta responsável diante as redes sociais não adianta você querer se passar por uma pessoa que você não é, não adianta querer falar mal de alguém tentando se esconder se deixar rastros! Então as redes sociais eles veio pra nos beneficiar de alguma forma e não nos ajudar a cometer crime, ou expor nossas vidas para o mundo.
Na minha casa eu filtro toda foto que vai parar na internet, ensinei a minha esposa criptografia então tipo nosso servidor doméstico é Linux, temos pc´s com linux mais isso é um exagero não! é precaução porque temos que proteger nossa imagem.
>>> Maneiras para navegar com segurança 



1 – Lembre-se que na Internet você nunca pode ter certeza sobre com quem você está conversando. Infelizmente, muitas pessoas mentem e alguém que se diz ser uma criança pode na verdade ser um adulto perigoso.
2 – Nunca divulgue informações sobre sua vida, como por exemplo seu último nome, seu número de telefone, onde você vive, ou onde é sua escola – sem perguntar primeiro para seus pais. Desconfie daqueles que querem saber muito sobre você, pois mesmo com poucas informações as pessoas podem descobrir onde você mora.
3 – Tenha em mente as regras de segurança quando estiver on-line: seu comportamento e os sites da Web que você visita determinarão em grande parte sua segurança on-line. Sempre siga as regras de uso da Internet, esteja você em casa, na escola, na biblioteca ou em outros lugares. Elas existem para garantir que você possa se divertir de maneira segura na internet.
4 – Sempre mostre respeito aos outros: trate as pessoas que estão on-line como você gostaria de ser tratado. Nunca envie mensagens de e-mail ofensivas ou desagradáveis. Lembre-se de que qualquer coisa que você escrever ou enviar on-line pode ser reenviado a outras pessoas – até mesmo seus pais ou sua escola! Portanto, não diga nada que você não queira que os outros o ouçam dizer.
5 – Fazer planos para encontrar seus amigos de Internet na vida real normalmente é uma idéia muito ruim – não concorde com isso – porque as pessoas na vida real podem ser muito diferentes do que elas dizem que são pelo computador. Se você decidir encontrá-los, leve seus pais com você e encoraje seu amigo virtual a fazer o mesmo. Esta é uma ideia inteligente. No mínimo, faça com que seus amigos reais estejam sabendo o que você vai fazer.
6 – Desligue o computador se não se sentir confortável. Se alguém com quem você conversar ou alguma coisa que você vir quando estiver on-line o fizer se sentir desconfortável ou com medo, simplesmente feche o navegador e desligue o computador. Se você não fornecer informações suas a ninguém, ele ou ela não poderá ameaçá-lo, e você poderá simplesmente ignorar a pessoa (ou bloqueá-la) no futuro. Sempre avise aos seus pais ou professores se você se sentir com medo ou for ameaçado quando estiver on-line – eles sabem o que fazer.
7 – Se você receber e-mails suspeitos, arquivos ou fotos de alguém que você não conhece, remova-os para a lata de lixo. Você poderia ter muito que perder confiando em alguém você não conhece. Do mesmo modo, evite clicar nas URLs que lhe parecem suspeitas.
8 – Nunca distribua suas senhas para outros colegas.
9 – Nunca faça nada que possa custar dinheiro à sua família, como por exemplo compras online, a não ser que haja algum de seus pais ajudando você a fazer isto.
10 – Antes de você conversar com um desconhecido na Internet sobre algum problema que você está tendo, ou algo que você está sentindo, tente antes falar com um parente compreensivo ou um amigo e deixe-os saberem o que você está sentindo. Eles são um recurso melhor, mais confiável que um estranho em uma de bate papo.
11 – Evite entrar em salas de bate papo (chats) que parecem provocantes ou de muita discussão, e não deixa as pessoas online usarem o truque de fazer você pensar neles como amigos da vida real se você nunca os conheceu pessoalmente. E também não deixe as pessoas o envolverem em brigas online. Se você for procurar problemas na Internet, você achará isto, e coisas podem sair do controle rapidamente.
Com informações:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s