Você é um híbrido digital?

Um nativo digital é uma pessoa que teve a oportunidade de utilizar as tecnologias digitais durante seus anos de formação. Estas tecnologias podem ser games, smartphones, computadores, outras tecnologias semelhantes, e a internet em geral.

Já um imigrante digital é uma pessoa que não teve acesso a essas tecnologias digitais durante a sua juventude, mas agora tem acesso na idade adulta. A falta de acesso pode ser devido à idade (já que as tecnologia ainda não existiam), ou simplesmente devido à falta de acesso com base em suas circunstâncias pessoais.

Híbrido digital, por sua vez, é uma pessoa que tinha acesso limitado às tecnologias digitais durante a sua juventude, mas abraçou a tecnologia na faculdade ou na vida adulta como um hobby ou profissão.

Acho que a distinção dos híbridos digitais é um importante meio termo para definir um profissional, porque há uma grande divisão dentro da categoria imigrante digital entre aqueles que são “alfabetizados” no uso de computadores e aqueles que não o são. É uma distinção importante também entre os nativos digitais, para fazer referências a pessoas com conhecimentos técnicos adquiridos por opção.

Usando-me como exemplo, eu sou um Baby Boomer e os meus anos de formação não incluem computadores de qualquer tipo. Meu primeiro contato com a informática foi na faculdade, quando eu era obrigado a ter aulas de programação BASIC como parte do currículo padrão de um calouro. Adorei. Passei a maior parte da minha vida profissional em empresas de Tecnologia da Informação (TI), como programador, e depois em cargos de liderança de TI. Como resultado, tenho uma compreensão muito diferente de outros profissionais da minha idade, que escolheram um caminho profissional diferente, sem conexão com a tecnologia.

Híbridos digitais geralmente têm uma combinação de forças e fraquezas tecnológicas dos nativos e dos imigrantes e têm uma capacidade única para combinar processos automatizados e manuais. Esta mistura fornece aos híbridos digitais capacidade para entender os nativos e os imigrantes, bem como de fazer a ponte entre os dois.

Novamente usando-me como exemplo, entendo porque nativos digitais recorrem primeiro à internet para tudo, desde pesquisas para reservas de hotel até fazer planos com seus amigos e porque muitos imigrantes digitais gostam de usar caneta, para terem a sensação de recorrerem ao lápis e ao papel.

Nativos digitais usam seus smartphones para e-mails, calendário, listas de tarefas e tudo mais. Sei também que os imigrantes digitais não têm nenhum desejo de um telefone inteligente e fazer tudo através do bem e velho estilo livro de endereços. Quanto a mim, um típico estilo híbrido digital, faço tudo no meu smartphone, exceto a minha to-do-list, que ainda faço com lápis e papel.

Se, como eu, você é um híbrido digital, aqui estão algumas sugestões de como encontrar de valor no mundo corporativo.

• Não subestime o poder de ter tanto uma mentalidade digital quanto a não-digital. Isso vai ajudá-lo a criar melhores processos de negócios que exigem uma combinação de componentes manuais e automatizados.

• Utilize este entendimento digital/não-digital para a sua vantagem profissional, usando-o para se comunicar de forma eficaz ao dar orientações técnicas e não técnicas.

• Não se apegue às velhas tecnologias só porque você está confortável com eles. Esteja disposto a sair de sua zona de conforto e mergulhar de cabeça em novas tecnologias, se tiver vantagem profissional.

• Não se deixe intimidar pela rapidez dos avanços tecnológicos. Eles podem ser menos intuitivos para você, mas uma vez entendidos, você estará em uma posição ideal para ser a interface entre estas novas tecnologias e os produtos tradicionais existentes.

Independentemente de sua orientação técnica, agora que você está familiarizado com o conceito de híbridos digitais, use esse conhecimento para entender melhor as pessoas com quem trabalha e como se comunicar melhor com elas sobre temas relacionados com tecnologia.

Via: CIO

Deixe uma resposta

