FBI fecha site de venda de drogas Silk Road, que tinha receita de US$1,2 bilhão

Oficiais de repressão às drogas dos Estados Unidos conseguiram tirar uma pedra que estava em seu caminho há tempos. Na quarta-feira (02), o FBI derrubou o popular site de comércio Silk Road e apresentou acusações contra Ross William Ulbricht. O governo afirma que Ulbricht era quem comandava a página desde janeiro de 2011, sob o pseudônimo de “Dread Pirate Roberts“.

A Silk Road funcionava como uma espécie de Ebay de drogas e outras mercadorias ilegais, servindo como um mercado anônimo que conecta compradores e vendedores,  e completo por um sistema de custódia para reduzir o risco de transações.

As autoridades vinham tentando encerrar a Silk Road há anos, mas, até agora, revelou-se  uma tarefa bem difícil. O site se escondia profundamente na Darknet – o lado mais oculto e obscuro da Web, e somente era acessível com o uso do software de anonimato Tor e da rede. A página também contava com Bitcoins para permitir que compradores e vendedores trocassem dinheiro sem a necessidade de revelarem suas identidades.

A Silk Road atualmente solicita que você efetue login com seu ID de usuário antes de exibir a notificação de apreensão.

A rota do Bitcoin

O pesquisador de segurança Brian Krebs postou um PDF das acusações contra Ulbricht, que incluem conpiração para tráfico de drogas, conspiração para invasão de computadores, conspiração para lavagem de dinheiro. Sob as acusações de conspiração de tráfico de drogas, o FBI também afirma que, em maio de 2013, Ulbricht tentou pagar um usuário da Silk Road para assassinar um outro membro que estava “ameaçando vazar as identidades de milhares de usuários do site”.

O jornal britânico The Guardian relatou que Ulbricht foi preso em São Francisco. Ele supostamente tinha mais de 26 mil Bitcoins em sua carteira virtual – o que representa mais de 3,6 milhões de dólares.

E isso é apenas a ponta do iceberg: o FBI afirma que desde a sua criação, a Silk Road possuía mais de 9,5 milhões de Bitcoins no valor da receita de vendas, totalizando cerca de 1,2 bilhão de dólares. Sim, você não leu errado! É ” bilhão” com “b”, e todas as vendas supostamente geraram 600 mil Bitcoins (totalizando cerca de  80 milhões de dólares) para a própria Silk Road.

O preço de mercado de Bitcoins teve uma súbita queda depois que o governo anunciou a derrubada da Silk Road. Em poucos instantes, o valor de negociação de um Bitcoin caiu de um preço médio de venda de cerca de 140 dólares mais cedo hoje  para cerca de 110 dólares após a notícia, de acordo com Clark Moody. O preço médio de venda tem oscilado, ficando em torno dos 120 dólares.

Problemas para a Darknet

Os pretensos compradores de drogas estão enfrentando a rápida evaporação das suas opções de compra online. No mês passado, a Atlantis, rival do Silk Road, fechou suas portas de repente.

Em agosto, agentes do FBI conviscaram os servidores da Freedom Hosting, que abrigava muitos dos mais populares sites de “serviços ocultos” que fazem parte da “Cebolândia”. Ao mesmo tempo, muitos sites Tor foram comprometidos por uma vulnerabilidade Javascript que enviou o endereço MAC distinto dos computadores dos usuários para um servidor remoto, alegadamente pertencentes a autoridades federais.
Via: IDGNow
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s