"Ainda usas Windows ?"


As recentes notícias de que a HP iria vender, em milhares de lojas da China e outros países da Ásia (Coreia do Sul, Japão, Índia, Indonésia, etc ) computadores com Linux Ubuntu pré-instalado a cerca de $200, $375 mais baratos do que se de Microsoft(MS) Windows se tratassem é uma novidade que tem muitas formas de ser analisada.

Há notícias de que o “gigante”  China se está a unir ao Japão e Coreia do Sul no sentido de fazer de Linux a alternativa ao domínio da MS.

É fácil de adivinhar as razões pois serão as mesmas que ditaram a adopção do Linux pela NASA o CERN ou a Estação Espacial Europeia, apenas para citar três exemplos : A estabilidade do sistema operativo(SO), conhecimento da fonte e possibilidade de analisar e alterar, além do preço que é sempre zero, ou muito próximo disso.

Outra razão plausível é a liberdade ou as “liberdades”, de actualizar ou não, de alterar ou não, de adaptar os programas às máquinas existentes no parque informático ou não … , enfim liberdade ! E preço, sendo a curva de aprendizagem cada vez mais ténue, pois os programas são cada vez mais iguais entre si. Já não há sequer a noção de que se nasceu a mexer em apenas um SO. A internet faz, cada vez mais parte da vida do cidadão comum que muitas vezes ignora o SO com que está a trabalhar o que realmente importa é que suporte, sem crises, com estabilidade, o explorador que está a usar seja o Chrome, Firefox, Opera, Midori, apenas para citar alguns livres.

Chegaremos ao tempo da pergunta cheia de ironia ? : Ainda usas Windows ?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s