Sabre de luz Jedi está mais perto da realidade

sabre de luz do yoda

Desde o final dos anos 1970, quando chegou às telonas o pioneiro “Star Wars: Uma Nova Esperança”, a arma Jedi chamada de sabre de luz é o sonho de milhões de adultos e crianças em todo o mundo. Mas nesta semana um grupo de cientistas criou acidentalmente uma tecnologia que pode ajudar a criar espadas laser no futuro.

Os pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos EUA, uniram fótons que dão forma a um novo estado da matéria, o que antes era puramente teórico, segundo a revista Nature. “O que fizemos foi criar um meio especial no qual todos os fótons interagem entre si tão fortemente que começam a comportar-se como se tivessem massa até se unirem para formar moléculas. Este tipo de estado de união fotônica foi discutido teoricamente durante bastante tempo, mas nunca havia sido observado”, afirmou o professor do MIT Mikhail Lukin, em reportagem da BBC.


“Não é incorreto comparar isto com os sabres de luz”, disse o pesquisador. Ainda não existe de fato um sabre de luz, mas a tecnologia por trás dele parece ter sido desvendada e, no futuro, os cientistas poderão criar algo semelhante ao que vimos nos filmes de George Lucas.


Vale ressaltar que os pesquisadores não acreditam que o sabre de luz vire realidade em curto prazo. A aplicação da tecnologia deve ser inicialmente em computadores super rápidos, os chamados quânticos fotônicos, para criar uma forma diferente de circuitos. Mas por enquanto ainda não se sabe qual será exatamente o papel da descoberta.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s