Google quer simular Chrome OS no Windows 8 com apps e barra de tarefas

O Google está programando “emular” o sistema operacional Chrome OS dentro do Windows 8, como um aplicativo construído no formato dos “blocos dinâmicos”. Após lançar apps que podem ser executados fora do seu navegador no Windows e no Mac, os Chrome Apps, esta é a nova aposta da gigante de buscas.

Chrome no Windows 8
Google dá o primeiro passo para simular o Chrome OS no Windows 8 (Foto: Reprodução/The Verge)

Disponível por enquanto na versão de desenvolvedor do Chrome, o ícone do Google se transforma em uma mini área de trabalho com direito a um botão para inicializar um pacote de aplicações no lugar do clássico botão “Iniciar”, da Microsoft, que volta no Windows 8.1.
Além de múltiplas janelas que podem ser abertas, é possível organizar aplicativos e serviços em uma barra de tarefas exclusiva. Assim, serviços nativos do Google como Youtube, Gmail, busca, Docs e Drive podem ser acessados e agrupados em uma interface própria no PC.
Por meio de uma “brecha” disponibilizada pela Microsoft para os desenvolvedores de navegadores, o Google planeja se infiltrar nesse sistema operacional e começar a explorar possibilidades no desenvolvimento de aplicativos, tendo como carro chefe o Chrome.
Ainda com alguns bugs e travando ocasionalmente, a versão do navegador para Windows 8 está disponível exclusivamente para a versão desktop, deixando o Windows RT, que opera em tablets, de lado. O Google não anunciou, porém, quando pretende lançar uma versão oficial e final do Chrome para o novo Windows 8 ou Windows 8.1.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s