Elgato Game Capture HD

Elgato Game Capture HD é uma placa de captura voltada para o uso em consoles que faz gravações em Full HD de suas jogatinas (recurso melhor aproveitado no PC, na verdade). A placa tem quase o mesmo tamanho da Live Gamer Portable, que se gaba de ser portátil até no nome. 
Com um setup de simples instalação e um design básico e discreto, a Elgato Game Capture pode ficar instalada em qualquer lugar sem chamar a atenção para si, não causando problemas para os usuários mais preocupados com a decoração da casa. Mas o que importa mesmo: como é o desempenho prático desse hardware? Nossa análise responde.


Especificações
Conexões:
Interface: USB 2.0
Entrada de vídeo: HDMI (Xbox 360 e PC) e Componente (PS3)
Saída de vídeo: HDMI
Resoluções:
1080p (60 fps pass-through e 30 fps de captura), 1080i, 720p (captura em 30 ou 60 fps), 576p
Informações de Sistema:
Requerimentos para o PC: Windows 7 ou depois, processador dual-core 2 GHz, placa de som
Requerimentos para o MAC: OS X 10.7 ou depois, Intel Core 2 Duo com GHz
Ambos: 4 GB de RAM e um port USB 2.0
(internet requerida para download do software da Elgato Game Capture HD)
Incluso na Embalagem:
Elgato Game Capture HD (73 x 24 x 109 mm e 142g)
Guia de instalação rápida
Cabo USB
Cabo HDMI
Cabo PS3
Adaptador componente
Desempenho:
A instalação da placa, como dito antes, se dá de maneira muito simples. Ela deve ser plugada via USB ao PC para alimentação da energia e armazenamento dos dados, uma vez que ela não tem memória própria, o que faz falta. 
Feito o download do software de captura, a Elgato Game Capture HD estará pronta para ser usada. Basta agora usar o cabo HDMI para ligá-la no Xbox 360 ou no monitor (para capturar gameplay do próprio PC) ou usar o cabo específico para conectá-la ao PS3, onde ela deve ser configurada como entrada vídeo componente. Apesar dela ser capaz de caputras em Full HD, difícil é encontrar games nos consoles que alcancem essa resolução. E sempre capturando em 30 fps, obviamente. Veja abaixo algumas capturas.


Outro componente que faz falta aqui é um hardware dedicado que ajude no processamento do vídeo. Como se sabe, captura de gameplay, ainda mais em Full HD, pode ser muito penoso no processamento do PC e uma “ajuda extra” (como algumas outras opções no mercado oferecem) seria bem-vinda.
O grande destaque da Elgato fica, na verdade, por conta do seu software. Bastante simplificado e intuitivo (totalmente em português, inclusive), é fácil e rápido configurá-lo e já sair jogando. Depois, ele ainda é capaz de fazer uma edição da jogatina. Como programa para edição, ele é um pouco limitado, mas oferece recursos suficientes para o corte e arranjo das filmagens, de maneira que qualquer um pode aprender muito rápido e sem dificuldade. Ele ainda dá a possibilidade de fazer o upload direto do que foi filmado para uma conta que o usuário tenha em canais famosos de streaming, como o Youtube e o Twitch TV, além de outros.
Conclusão:
Elgato Game Capture HD ganha pontos pelo seu design discreto e ótimo software, que é intuitivo e simples, mas muito eficaz. Um aspecto, entretanto, diminui muito a força da placa: seu preço.
Enquanto que os preços para placas de captura variam bastante, as que realmente valem a pena ainda são muito caras. E na faixa de valor em que a Elgato se coloca existem opções que oferecem mais funções e podem ser consideradas mais vantajosas.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s