Microsoft Brasil suspende venda do Windows 8.1 via download; entenda

A Microsoft optou por suspender temporariamente a venda do Windows 8.1 no Brasil, por meio de download. Com isso, o novo sistema operacional só poderá ser comprado em mídia física (DVD) a partir desta quinta-feira (17), data do lançamento oficial para os consumidores. A medida foi tomada em razão de mudanças nas regras para transações internacionais com moedas estrangeiras, adotada por bancos e operadoras de cartões em território nacional.
Windows 8.1, novo sistema operacional da Microsoft e sua tela inicial (Foto: Divulgação/Microsoft)Windows 8.1, novo sistema operacional da Microsoft e sua tela inicial (Foto: Divulgação/Microsoft)
A decisão estraga os planos de quem usa versões mais antigas do Windows (7, Vista e XP) e gostaria de atualizar o computador para o novo software. Porém, usuários do Windows 8, versão atual do sistema, que tem direito a fazer o download gratuito e não serão afetados.
Recentemente, as empresas de pagamento passaram a não aceitar mais transações entre consumidores brasileiros e lojas estrangeiras que operam no país em que haja conversão automática de valores em dólar, euro ou e outras moedas, para o real – gerando gastos adicionais com impostos e modificando o valor final, informado no pagamento da fatura.
Segundo nota da Microsoft Brasil, o update gratuito do Windows 8.1 para todos os usuários de Windows 8 acontece normalmente a partir desta quinta-feira, por meio da Windows Store.
Porém, “em virtude da mudança da regra que determina como transações internacionais devem ser processadas no site da Microsoft e em outros sites operados por empresas internacionais (…) a versão online do Windows 8.1 via download no site da Microsoft não estará disponível no dia 17 de outubro”, afirma um comunicado enviado para o TechTudo.
Ainda segundo a Microsoft Brasil, a empresa lamenta pela inconveniência e disse que está trabalhando para assegurar que seus clientes possam continuar usando seu método de pagamento preferido, entre eles os cartões de crédito nacionais.
Enquanto busca opções para solucionar o problema, a fabricante orienta o consumidor brasileiro a fazer a aquisição do novo Windows 8.1 por meio do varejo tradicional. Lojas físicas e online de todo o Brasil já recebem os pacotes de DVD do novo software nesta mesma quinta-feira.
Google Play e PSN na mira
No início deste mês, bancos brasileiros colocaram em prática o bloqueio de compras em dólares em que havia conversão imediata, prejudicando a venda de aplicativos e jogos. Todas as operações em lojas virtuais como Google Play e PlayStation Network foram recusadas.
Segundo as empresas de pagamento, as operações em lojas estrangeiras com operação no Brasil só serão aceitas caso sejam concluídas na moeda do país de origem; ou seja, em dólares. Isso impede que o usuário ache que o valor que está pagando em reais seja o preço final e, depois, veja com surpresa as taxas de IOF pela transação de natureza internacional.
O objetivo dos bancos é que, com isso, os usuários saibam da cotação exata e o valor da compra em reais na data de fechamento da fatura. Sendo assim, ao fazer as operações em dólares, os clientes estarão arcando com possíveis variações cambiais até o fechamento. A oscilação pode ser boa ou ruim, de acordo com o valor da moeda para o dia do vencimento.
A Google Play, loja de aplicativos para Android e uma das afetadas pela mudança, já mudou sua política de cobrança e passou a exibir no recibo de pagamento dos consumidores os valores apenas em moeda estrangeira, e voltou a receber compras. A Microsoft disse que pretende resolver o problema o quanto antes, para poder oferecer seu produtos online.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s