Como recuperar o GRUB

Bom, como de costume todo usuário GNU/Linux tem manias de querer, customizar o seu sistema para ficar do seu jeito, e muitas vezes acabamos querendo mexer mais do que devemos e isso muitas vezes, acarreta, erros no sistema. E nada melhor do que quebrar a cara para aprender, e aconteceu comigo foi que eu danifiquei o GRUB… e agora o que fazer? e o que é o GRUB? 

“Em computação, GNU GRUB (ou apenas GRUB) é um multi-carregador de um sistema operacional (multi boot boot-loader) criado pelo projeto GNU. É utilizado, normalmente, quando se deseja que um computador tenha dual booting, ou seja, que o usuário possa escolher ao iniciar a máquina, um sistema operacional (SO) dentre dois ou mais sistemas instalados. Em termos técnicos ele é um programa que pode carregar qualquer arquivo (ficheiro) executável com um cabeçalho multi boot nos seus primeiros 8 kB. Este cabeçalho consiste uma sequência de bits com: 32 bits de um “número mágico“, 32 bits de flags mais 32 bits de um outro número mágico seguidos pela imagem do arquivo executável.
O GNU GRUB foi desenvolvido a partir de um pacote chamado GRand Unified Bootloader, de onde deriva o acrônimo GRUB. O sistema operacional GNU utiliza o GRUB, assim como muitas distribuições GNU/Linux.” 

*(informações Wikipédia)
Agora conhecendo um pouco sobre o GRUB, agora vamos aprender a recupera-lo em caso de acidente em que ele seja danificado! 


Normalmente quando precisamos formatar o Windows de uma das nossas partições o GRUB é perdido, pois o gerenciador de boot padrão do Windows toma o lugar do GRUB na MBR. É possível recuperar o Grub de maneira fácil e deixo essa dica pra vocês.
Primeiro é necessário um Live CD, recomendo o Linux Mint, a inicialização é bem rápida se comparado a algumas outras distros. E recomendo também criar um Pen Drive bootável, faça um de maneira fácil com o UNETBOOTIN ou com o LiveUSB Install.
Criado o Pen Drive bootável, inicie o computador por ele. Lembre-se de configurar no SETUP da sua máquina a ordem de boot, colocando o Pen Drive na primeira opção.
Com o Live CD já iniciado, abra um terminal e digite:

sudo su

Em seguida precisamos identificar qual partição tem o Linux instalado:

fdisk -l

Ao identificar a partição (ex: /dev/sda2), deve-se montá-la em um diretório vazio:

mount /dev/sda2 /mnt

E finalmente precisamos instalar o GRUB novamente:

grub-install –root-directory=/mnt /dev/sda

Reinicie a máquina, retire o Live CD e você verá novamente o GRUB. Note que a partição que o Windows está instalado não aparece na lista, isso é resolvido de maneira simples, ao iniciar o sistema logo após da recuperação do GRUB, abra um terminal e faça o seguinte:

sudo update-grub

Feito isso ao reiniciar a máquina, você verá que o Windows foi novamente adicionado a lista!
Até a próxima!!!
*seja livre
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s