Brasil alcança 117,8 milhões de acessos banda larga em setembro

O número de acessos em banda larga chegou a 117,8 milhões em setembro deste ano, com um índice de 42% de crescimento frente a setembro de 2012. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), 34,8 milhões de novas conexões foram ativadas nos últimos 12 meses. Desde o início do ano, 31,8 milhões de acessos já foram adicionadas. 
Na banda larga fixa, os acessos somaram 21,5 milhões em setembro. Desse total, 2,1 milhões de conexões foram ativadas nos últimos 12 meses, com crescimento de 11% no período. 
A infraestrutura de banda larga fixa está presente em todos os municípios brasileiros. É por meio dessas redes que as concessionárias atendem com banda larga gratuita a mais de 66 mil instituições públicas de ensino fundamental e médio, pelo programa Banda Larga nas Escolas.
A internet rápida pela rede móvel em 3G e 4G alcançou um total 96,3 milhões de acessos em setembro, com 51,3% de crescimento em relação a setembro de 2012. Na banda larga móvel, 81,2 milhões são de conexões de celulares, incluindo os smartphones, e 15,1 milhões são terminais de dados, entre eles modems de acesso à internet e chips de conexão máquina-máquina (M2M). 
A expansão também se deu na cobertura das redes de banda larga móvel, que cresceu 13%, com a ativação de 397 novos municípios nos últimos 12 meses. Ao todo, as redes de terceira geração estão instaladas em 3.463 municípios, onde moram 90% dos brasileiros. 
Esse total de municípios supera em mais de três vezes as obrigações de cobertura previstas no edital, que são de conectar 928 municípios até abril de 2013. Só neste ano, 178 municípios receberam as redes de 3G.
O 4G, que permite velocidade de conexão à internet até dez vezes mais rápida que a 3G, já conta com mais de 553 mil acessos. O serviço chega a 66 cidades, que concentram 29% da população. 
Esse número de municípios é 11 vezes maior que a exigência definida pelo edital de licitação, que era a de cobrir apenas as seis cidades sede da Copa das Confederações, atendidas em abril.

Via: IDGNow

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s