Cuidado: Mais um novo tipo de vírus

infected-computer1Um novo vírus que esta atacando computadores com Windows, está preocupando muita gente e inaugura uma nova era. O vírus Foi batizado de CryptoLocker por empresas de segurança e ainda não há cura, e provavelmente jamais haverá cura para os computadores já infectados. O que haverá, nos próximos dias, são atualizações dos antivírus capazes de evitá-lo.
CryptoLocker é ramsomware. Software que sequestra seus dados. Uma vez infectado o computador, o vírus criptografa todos seus arquivos. É criptografia pesada. Depois de trancafiar os dados, contata um servidor da nuvem e lá armazena uma chave, uma senha. É esta senha que permite reaver os documentos. Ele ameaça: o pobre dono do computador contaminado tem 72 horas para pagar US$ 300. Se o fizer, ganha a senha e pode reaver o que quase perdeu. Após o prazo, a senha é apagada para sempre. Aí companheiro, acabou, pode dar adeus.
dreamstime-virusÉ verdade que o CryptoLocker não é o primeiro vírus a sequestrar os dados, porque já desde o ano passado havia versões da mesma ideia passeando por aí. Mas a diferença é que nenhum usava criptografia pesada. Dava para burlar e restaurar tudo sem a necessidade de pagamento. Agora, não. Ficou profissional. E o conceito, que provavelmente renderá um bom dinheiro, vai se alastrar e piorar.
A contaminação ocorre por meios tradicionais. Um e-mail que parece comum oferece um link, o usuário clica e ai é um abraço. Quem faz backup tem ao que recorrer. Mas não em todos os casos. CryptoLocker também trancafia o que estiver em discos ligados à rede. É preciso uma tecnologia um pouco mais sofisticada de backup. Nos próximos dias e semanas, os especialistas vão descobrir trechos de código que o identificam e o implementarão em seus programas de segurança.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s