TI no Brasil e a demanda por profissionais qualificados


O mercado de TI, é um mercado que está em constante crescimento, e não podemos deixar de acompanhar esse crescimento. Isso faz com que possamos se transformar em profissionais, mais qualificados, podendo almejar uma carreira mais sólida, baseada na educação e evolução.

Porque estou abordando esse tema, no blog? essa semana fui ministrar uma palestra, sobre “Globalização” e muita gente não entendia o motivo de tanta coisa acontecer muitas vezes em frações de segundos, as informações girando mais rápido, os profissionais, cada vez mais apto, a novas tecnologias e eu? eu vou continuar olhando, esse crescimento e ficar de fora por medo? de não achar que eu sou capaz de acompanhar essa evolução e fazer parte dela, contribuindo para o crescimento da empresa, do meu próprio crescimento! eu fiquei preocupado no meu treinamento porque os funcionários que tem contato direto com informática, não querem aprender além do que já sabe, com receio de a empresa mudá-lo de setor! mesmo, melhorando seu salário. Eu não entendi esse temor e eu achei interessante expor aqui. existe uma frase que diz: “o tempo, não pára, o mercado não pára e a ação é contínua…”

E se os gestores e funcionários não estiverem falando o mesmo idioma a empresa é quem perde, porque o funcionário não vai estar se adequando, aos planejamentos da empresa e isso acaba gerando custo. E funcionário quando gera lucro ele gera despesas, e se não tiver dando certo não tem jeito é ir tirar férias..

Então o que seria viável para ambas as partes, crescerem? 

Seria o investimento humano, capacitação! tem empresas que ainda não enxergam, que ter profissionais qualificados dentro de suas empresas é algo positivo, algo que pode fazer a diferença no atendimento final (ao consumidor).

Tem empresas que oferecem serviços de internet, mas não tem pessoal capacitado pra resolver situações, em sistemas operacionais GNU/Linux; Sim mais nem tudo mundo usa linux! mas se caso você ache um que usa e aí? vai perder o cliente? ou vai procurar capacitar aquele técnico pra fazer um serviço em qualquer campo?

Isso é que mancha muitas vezes a imagem da empresa, a TI é pra ser levada a sério fico muito triste quando ouço alguém falar que na área de suporte só tem mala sem alça… temos que mudar esse conceito tempos que procurar buscar conhecimento e aprender a fazer o que manda a nossa função, usando claro de honestidade sempre.

Deixe uma resposta

