Twitter bate recorde em seu dia de IPO e supera “trauma” do Facebook

Em seu primeiro dia da oferta pública de ações (IPO) na Bolsa de Nova Iorque (NYSE), o Twitter protagonizou “o maior salto de um dia para um IPO acima de US$ 1 bilhão desde 2007”, segundo levantamento da Bloomberg. O microblog viu seus papéis (TWTR) abrirem negociação na Bolsa nesta quinta-feira, 07/11, vendidos por US$ 45,10, 73% acima do preço de US$ 26 estabelecido para o IPO. O salto fez a empresa ter valor de mercado de US$ 24,5 bilhões

No final do dia, as ações do Twitter fecharam em US$ 45,52 e nesta sexta-feira o valor das ações continua acima de 40 dólares no pregão da NYSE, com queda de 4% em média.

O microblog captou US$ 1,8 bilhão junto aos investidores oferecendo 70 milhões de ações pelo preço inicial de 26 dólares mas, segundo a Bloomberg, a quantidade de pedidos de ações do Twitter foi 30 vezes maior que o número de ações oferecidas, daí uma explicação para o salto.

O cenário do Twitter é o oposto ao vivenciado pelos executivos do Facebook, um ano e meio atrás, quando no dia do IPO as ações quase não conseguiram ser comercializadas pelo preço inicial estabelecido pela rede social e, no dia seguinte, tiveram queda de 11%, ficando abaixo do preço de abertura, para desapontamento dos investidores.

Investidores e analistas estão surpresos com o entusiamo do mercado pela empresa, especialmente porque a maioria deles tem certeza de que o valor das ações está muito acima do que deveria estar, dado o fato de que o microblog, com 218 milhões de usuários ativos, está operando no vermelho hoje, com crescimento de receita mas idêntico crescimento de despesas.

Dan Olds, um analista do The Gabriel Consulting Group, reafirma sua surpresa com o vigor do Twitter, alegando, com razão, que a empresa ainda precisa se mostrar lucrativa. No entanto, segundo o analista, os investidores parecem estar relevando os riscos e se focando no potencial do Twitter, sem contar com o fato de que a empresa foi capaz de fazer com que a palavra “tweeting” ficasse popular mesmo entre pessoas sem nenhum perfil tecnológico.

“Acredito que, primeiro, o Twitter já está no mercado há um bom tempo e é uma das últimas grandes que ainda estava como empresa privada. Também há o lado positivo de que os executivos do Twitter foram inteligentes em planejar o IPO evitando os problemas que afetaram o Facebook e seus banqueiros fizeram um excelente trabalho estocando a demanda pelas ações”, diz Ods.

Pessoas procurando por oportunidades de investimento em social networking de fato tem poucas empresas para escolher – Facebook, Google, LinkedIn e agora o Twitter. A pergunta é como manter alto o entusiasmo dos investidores.

Analistas ouvidos hoje nos principais veículos de economia dos EUA foram enfáticos em dizer que o valor das ações está muito acima do razoável e alguns estimam que o preço correto deveria ser de 20 dólares.

Patrick Moorhead, analista da Moor Insights & Strategy, disse à Computerworld que é difícil que as ações se mantenham nesse patamar alto, mas Brian Blau, analisa do Gartner Inc., é mais otimista. “Os investidores vão se manter interessados na medida em que o Twitter progrida em suas principais métricas, que é a reteção dos usuários, expansão das suas linhas de negócio e crescimento contínuo de receita em publicidade. Foi um bom dia para as redes sociais em geral e o sucesso do IPO do Twitter mostra que os investidores acreditam que no futuro as redes sociais estarão integradas nas nossas vidas digitais”.

Via: IDGNow

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