R.I.P videolocadora: Blockbuster fecha todas as suas lojas nos EUA

O velho logotipo azul e amarelo da Blockbuster, que há nove anos ocupava a fachada de mais de 9 mil lojas de aluguel de vídeo por todo os Estados Unidos, não resistiu ao tsunami da internet. A Dish Network, grupo que comprou a Blockbuster em 2011 em um leilão de falência, anunciou nesta quarta-feira que está fechando as 300 locadoras que sobraram.

Quando comprou a empresa, em 2011, a Dish anunciou que ainda acreditava no valor da marca e que iria usá-la de várias maneiras, mas uma delas certamente não será feita de tijolos e cimento. Além das locadoras, os centros de distribuição de DVDs por correio também serão desmantelados.

É a rendição final à guerra travada contra a internet, nesse caso representada pelo envelope vermelho da sua mais feroz concorrente, a Netflix. Em declaração oficial, o CEO da Dish, Joseph P. Clayton, comenta que “não foi uma decisão fácil, mesmo sabendo que a demanda dos consumidores está se movendo para a distribuição do vídeo em formato digital”. Segundo ele, “apesar de fecharmos as lojas físicas, continuamos a ver valor na marca e esperamos usá-la para elevar nossa oferta de produtos digitais”.

A Dish ainda oferece um serviço de streaming de filmes chamado Blockbuster @Home, oferecido para seus assinantes de TV via satélite; e um serviço online chamado Blockbuster On Demand que concorre com a iTunes Store e diz que vai manter ambos.

Quando comprou a Blockbuster em 2011, a empresa ainda encontrou cerca de 1,7 mil locadoras em funcionamento, mas muitas foram fechadas logo depois. Segundo a empresa, cerca de 50 locadoras com o logotipo da Blockbuster ainda estarão em operação por conta de uma rede de franchise.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s