R.I.P videolocadora: Blockbuster fecha todas as suas lojas nos EUA

O velho logotipo azul e amarelo da Blockbuster, que há nove anos ocupava a fachada de mais de 9 mil lojas de aluguel de vídeo por todo os Estados Unidos, não resistiu ao tsunami da internet. A Dish Network, grupo que comprou a Blockbuster em 2011 em um leilão de falência, anunciou nesta quarta-feira que está fechando as 300 locadoras que sobraram.

Quando comprou a empresa, em 2011, a Dish anunciou que ainda acreditava no valor da marca e que iria usá-la de várias maneiras, mas uma delas certamente não será feita de tijolos e cimento. Além das locadoras, os centros de distribuição de DVDs por correio também serão desmantelados.

É a rendição final à guerra travada contra a internet, nesse caso representada pelo envelope vermelho da sua mais feroz concorrente, a Netflix. Em declaração oficial, o CEO da Dish, Joseph P. Clayton, comenta que “não foi uma decisão fácil, mesmo sabendo que a demanda dos consumidores está se movendo para a distribuição do vídeo em formato digital”. Segundo ele, “apesar de fecharmos as lojas físicas, continuamos a ver valor na marca e esperamos usá-la para elevar nossa oferta de produtos digitais”.

A Dish ainda oferece um serviço de streaming de filmes chamado Blockbuster @Home, oferecido para seus assinantes de TV via satélite; e um serviço online chamado Blockbuster On Demand que concorre com a iTunes Store e diz que vai manter ambos.

Quando comprou a Blockbuster em 2011, a empresa ainda encontrou cerca de 1,7 mil locadoras em funcionamento, mas muitas foram fechadas logo depois. Segundo a empresa, cerca de 50 locadoras com o logotipo da Blockbuster ainda estarão em operação por conta de uma rede de franchise.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s