Código fonte do Apple II se torna público

Se um código fonte pode ser atribuído à criação de um império, com certeza o código DOS do Apple II é um dos candidatos ao posto – e agora está disponível para todos.

Sem o DOS (Disk Operation System), o Apple II provavelmente nunca teria sido um marco na indústria, pois a única opção de armazenamento disponível na época era a fita cassete.

No final de 1977, Steve Wozniak, co-fundador da Apple, desenvolveu um leitor de disco para o DOS e, no começo do ano seguinte, a jovem Apple assinou um contrato de U$ 13.000 com a Shepardons Microsystems para a criação do disco.

Os documentos de criação do disco agora estão disponíveis no Computer History Museum, em Mountain View, na Califórnia. Graças à ajuda do DigiBarn, o código fonte do DOS pode ser visto pelos visitantes do museu.

Código Fonte Apple II

De acordo com Bruce Damer, fundador e curador do DigiBarn, a Apple ainda é a dona do código, mas permitiu que tais documentos se tornassem públicos.

“Esse é um dos tesouros mais importantes do Vale do Silício – um disco de sistema operacional que ajudou uma empresa jovem a ser tornar gigante. Sem ele, talvez nunca víssemos a Apple se tornar a empresa que ela é hoje em dia”, disse Daniel Terdiman, do CNET.

Via: canaltech

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s